Um dos projetos de maior sucesso da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia alcançou em 2019 uma marca histórica. O projeto “Ufersa de Portas Abertas” fechou o balanço das atividades e registrou a visita de 2.457 estudantes nos quatro campi da Universidade.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora Ana Carla Diógenes, o aumento na adesão de alunos ao projeto foi de 90% em relação ao “Ufersa Portas Abertas” de 2018. Foram 31 escolas participantes, entre públicas e privadas, visitando 55 laboratórios da Ufersa. Só em Mossoró, o “Ufersa Portas Abertas” recebeu 975 alunos, em Angicos foram 900 estudantes, em Pau dos Ferros 500, e em Caraúbas 82 estudantes visitaram o Campus.
O Projeto tem como objetivo apresentar os cursos de graduação da Universidade, auxiliando os alunos na escolha de suas futuras profissões. Dentro dessa perspectiva, os visitantes conheceram a estrutura física dos campi de Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas, onde participaram de palestras, oficinas e aulas práticas a fim de conhecer a Universidade e ter contato como é realizado o ensino, a pesquisa e a extensão. Em Angicos, o “Ufersa de Portas Abertas” aconteceu no início do mês de outubro, dentro da programação da Secitec, recebendo cerca de 900 alunos.
Para Mateus Henrique, estudante do 9º ano da Escola Estadual José de Freitas Nobre, é importante conhecer cursos como Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária. Em uma das palestras, ele aproveitou a oportunidade parar tirar várias dúvidas sobre os cursos, para que um dia, segundo ele, possa ser também estudante da Universidade.
Entre os professores das escolas que visitaram a Universidade, estava Gisele Batista, da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel. Entusiasmada, ela falou sobre a boa aceitação dos estudantes diante do contato que estão tendo com Universidade. “Foi uma oportunidade que apareceu, viemos conhecer o pomar e os alunos estão bastante atentos às informações novas”, comentou.
Segundo Patrícia Lima, vice-coordenadora do projeto em Mossoró, a experiência tem proporcionado interação entre docentes dentro da própria Universidade, como forma de entendimento da importância do projeto para a comunidade. A organização e o desenvolvimento do projeto contam com o apoio de estudantes, docentes e coordenadores dos cursos de graduação.
O Projeto Ufersa de Portas Abertas faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido, maior evento de popularização da ciência do interior do Rio Grande do Norte e evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em todo o país, promovida todos os anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).