Projeto da Iagram/Ufersa sobre Tilápia Vermelha é campeão do Social Hack 2019 do Sebrae

Estudante, Reconhecimento 21 de outubro de 2019. Visualizações: 1574. Última modificação: 21/10/2019 10:06:06

A equipe da Ufersa/Iagram escolheu a produção de Tilápia Vermelha com uso de água oriunda de poços salinizados / Foto cedida

A equipe da Incubadora Tecnológica e do Agronegócio de Mossoró – Iagram, foi a grande campeã do Social Hack 2019 promovido pelo Sebrae/RN na última semana durante a Festa do Boi, em Parnamirim. A equipe Ufersa-Iagram foi composta pelos estudantes Aline Gabrielle da Pós-Graduação em Produção Animal, e André Ferreira, Cayky Lopes, Janaína Honória e Nilgleane do curso de graduação em Engenharia de Pesca.

A equipe escolheu a produção de Tilápia Vermelha com uso de água oriunda de poços salinizados, que era a proposta original da dissertação de uma das participantes. Entretanto, o grupo aprofundou e diversificou a proposta incluindo outros produtos como camarão, macroalga, plantas halófitas, produção de mel e criação de caprino. O modelo seria baseado no conceito de sistemas multitróficos com recirculação e reuso de água salgada. O objetivo do Social Hack era desenvolver soluções inovadoras para resolução de problemas baseados nos objetivos da ONU números 2 Fome Zero e Agricultura Sustentável e o 3 Saúde e Bem-estar.

O Social Hack 2019 teve como tema Hakeando os Objetivos Globais da ONU e selecionou onze projetos para a final. Além do trabalho sobre a Tilápia Vermelha que ficou em primeiro lugar na competição, um projeto enviado pelo professor Paulo Gustavo da Ufersa Pau dos Ferros também apareceu entre os onze classificados / Foto cedida

Segundo o professor Marcello Tubarão, a proposta da equipe Ufersa-Iagram ganhou a competição porque o projeto da Tilápia Vermelha atende plenamente o objetivo de diminuir a fome e a mortalidade infantil levando dignidade ao produtor rural de forma que ela tenha condições de se manter em sua propriedade.

“Sabemos da problemática do clima com pouca chuva, temperatura elevada, poços com água salobra, dificuldade de acesso e energia elétrica. Portanto, nossa ideia foi um negócio de impacto social e de segurança alimentar, ambiental e econômica pois gera receita com o excedente da produção”, comentou Marcello.

A Iagram comemorou o grande resultado da equipe e classificou o evento como uma oportunidade única de qualificação. Como prêmio, o grupo Ufersa-Iagram ganhou uma missão ao Porto Digital no Recife.

O Social Hack 2019 teve como tema Hakeando os Objetivos Globais da ONU e selecionou onze projetos para a final. Além do trabalho sobre a Tilápia Vermelha que ficou em primeiro lugar na competição, um projeto enviado pelo professor Paulo Gustavo da Ufersa Pau dos Ferros também apareceu entre os onze classificados.