Sarau Literário movimenta Ufersa Angicos

Extensão 18 de outubro de 2019. Visualizações: 1309. Última modificação: 18/10/2019 09:22:20

Entrando na terceira edição, o Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido sensibilizou a comunidade acadêmica com o Sarau Literário SarAlma: não se estresse se expresse. A iniciativa é resultado de um projeto de extensão que surgiu a partir da necessidade de expressar as emoções através da música e da poesia como meio de amenizar os efeitos causados pelo cansaço mental. Esse ano, o Sarau Literário que trouxe o tema o sertão aconteceu dentro da programação da VII Semana de Ciência e Tecnologia da Ufersa – SECITEC. No primeiro dia (9), abordou a temática: Faço de minha sina aquilo que o sertão me ensina, voltado para as características do sertão, do povo sertanejo e da importância do orgulho das raízes do povo sertanejo.

Já no segundo dia, o tema escolhido abordou o Sertão de tantas histórias: seu legado em minha trajetória, onde foi falado sobre a importância da interiorização da educação para o desenvolvimento da população do interior. O evento contou no primeiro dia com a participação do poeta Manoel Cavalcante, e no segundo dia com as participações dos poetas Lino Sapo e Reginho Tatu. A coordenação do evento esse ano ficou por conta da professora Bruna Lima, Alessandra Spinelli, Jacimara Forbeloni e Ananias da Silva.

Igor Lamark, poeta e estudante de engenharia/Foto: Cedida

O Sarau Literário oportunizou ainda a participação de estudantes como foi o caso de Igor Lamark, do curso de Engenharia Elétrica do Campus Caraúbas. “Gosto de recitar e valeu muito a pena participar desse sarau mesmo tendo gastando R$ 72,00 para me deslocar até Angicos […] Quando vi o auditório lotado, as pessoas concentradas, sem ficar mexendo no celular, eu vi que não era questão de dinheiro, era mais que isso, era sobre fazer o que gosto, o que eu me sinto bem e o que me trás paz de espírito” expressou o poeta e futuro engenheiro Lamark. Para o estudante iniciativas como essa aliviam a tensão dos estudos de um curso que exige muito. “A poesia me coloca pra cima, cura a alma e devolve a minha paz”, afirmou elogiando a iniciativa dos que fazem acontecer o SarAlma.