Caraúbas prepara a Semana de Letras da Ufersa

Extensão 16 de outubro de 2019. Visualizações: 1458. Última modificação: 16/10/2019 14:48:03

Com o tema Ser de Linguagem a Universidade Federal Rural do Semi-Árido prepara a III Semana de Letras. A iniciativa é do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Centro Multidisciplinar de Caraúbas e Associação Norte-Nordeste de Histórias de Vida em Formação. A atividade vai acontecer no período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2019, no campus Caraúbas. Os estudantes e profissionais interessados de participar já podem efetuar a inscrição até o dia 20 de outubro por meio do endereço eletrônico: https://doity.com.br/iiisemanadeletrasufersa. A inscrição é gratuita.

“A Semana de Letras propõe-se a discutir a dimensão da linguagem em nossas vidas”, adiantou o professor da Ufersa Caraúbas, Fernando Cordeiro, acrescentando que “a proposta traz à baila a linguagem como identidade, como formação, como estética, como integrante indissociável de todas as práticas sociais que compõem o nosso cotidiano”.

Sendo um evento de extensão apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura o objetivo é ultrapassar os muros da universidade e valorizar o diálogo com a comunidade externa por meio de uma programação diversificada, voltada não só para discentes e docentes da Ufersa, mas também para professores, alunos e profissionais da educação básica e comunidade em geral.

A conferência de abertura será proferida pelo Prof. Dr. Júlio Araújo (UFC), que abordará o tema: “Letramentos críticos como ferramenta de combate ao discurso de ódio na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular – BNCC”. A Semana de Letras conta ainda com mesas-redondas, oficinas e minicursos.

O encerramento será com o painel “Múltiplas linguagens na escola pública”, com a participação da professora e poeta Luma Carvalho (SEEC-RN), presidente da Associação Casarão de Poesia, assim como do professor Emanuel Alves Leite (IFRN), palhaço, fundador da Cia. Arte e Riso e vencedor do Prêmio Educador Nota 10 em 2014. Atividades artístico-culturais também estão previstas ao longo dos três dias.

Os interessados em apresentar trabalhos podem fazê-lo nas modalidades pôster e comunicação oral em Grupos de Discussão (GD), conforme os eixos temáticos: Leitura, escrita e oralidade na educação básica; Texto literário: teorias, leitores e leituras; Teoria e análise linguística: abordagens de pesquisa ou ensino; Ensino de línguas na escola pública; Formação docente, práticas pedagógicas e inclusão em espaços escolares e não escolares e, Linguagens: cultura, arte, comunicação, educação e saberes interdisciplinares.