Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Mesa Redonda alerta para arte de viver como servidor público

Servidor 15 de outubro de 2019. Visualizações: 1251. Última modificação: 21/10/2019 07:34:27

A Mesa de abertura contou com a mediação da administradora Rannah Munay, diretora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da Progepe/Foto: Eduardo Mendonça

A arte de viver na contemporaneidade foi o tema da Mesa Redonda que abriu nesta terça-feira, 15, a programação alusiva às comemorações do Dia do Servidor Público. Um tema instigante que prendeu a atenção dos participantes que compareceu ao Auditório Amâncio Ramalho pela abordagem em torno do fazer do servidor público e as consequências na sua vida laboral e pessoal. A Mesa Redonda contou com a participação do professor Ailton Siqueira, da UERN e, do psicólogo Gabriel Liberato Reis, com a mediação da administradora Rannah Munay, diretora da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da Progepe/Ufersa. A atividade marcou também a passagem do Dia do Professor, comemorado neste dia 15 de outubro, com uma homenagem lida pelo pró-reitor de graduação, professor Rodrigo Codes.

A abertura da Programação do Mês do Servidor contou com a participação de representantes das entidades de classe dos servidores, com a presença de Kaliane Morais, coordenadora do Sintest/Mossoró; Kleber Jacinto, coordenador Atens; além do pró-reitor de gestão de pessoas, professor Alexandre Oliveira e, do reitor da Ufersa, professor José de Arimateia.

Kaliane Morais, do Sintest, ressalta o dever dos servidores públicos/Foto: Eduardo Mendonça

A coordenadora do Sintest, Kaliane Morais ressaltou a responsabilidade e o dever dos servidores públicos para com a sociedade, independentemente, do vínculo que mantém com a Universidade. “Trazemos o orgulho do ser e fazer a Ufersa uma instituição que cada vez mais exerça o seu papel na sociedade”, expressou a sindicalista. Para Kleber Jacinto, da Atens, o momento também é de mostrar para a sociedade a importância do papel do servidor público que tem sido alvo de críticas negativas. “Temos que resgatar e mostrar que os servidores não vão baixar a cabeça para acusações infundadas e pacotes milagrosos para resolução de problemas que estão longe de serem resolvidos” considerou.

Recém-empossado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, o professor Alexandre Oliveira reforçou as palavras do Kleber Jacinto ao lembrar que não existe Estado sem a figura do servidor público. “Nós temos uma ética com a missão de servir ao público que é o nosso motivo de orgulho”, considerou. Para o reitor, professor José de Arimateia, a qualificação dos servidores da Ufersa é o grande diferencial da instituição que conta em seus quadros 88% dos servidores pós-graduados.

Reitor José de Arimatea enalteceu a qualificação dos servidores da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

“O número de servidores com mestrado é maior que o número de servidores com graduação o que comprova a capacitação técnica dos nossos técnico-administrativos” pontuou. Já com relação aos docentes o percentual é ainda maior com 72,3 % de doutores e 23,5% de mestres. “Em breve, o percentual de docentes chegará a 85% com o título de doutor” apresentou. O reitor acredita que a qualificação dos servidores é a grande responsável pelo desempenho que a Universidade vem obtendo nos últimos anos. “Temos obtidos excelentes resultados nos cursos de graduação, aprovações de pós-graduações, tudo isso, fruto da qualidade dos nossos servidores”, considerou parabenizando a todos servidores da Ufersa.

ARTE DE VIVER – Na Mesa redonda o professor Ailton Siqueira trouxe algumas provocações sobre o mundo do trabalho, as relações interpessoais e também sobre as emoções. Para o professor, o trabalho não deve ser visto como uma “tábua de salvação”, a única razão para a vida. “Hoje, estamos vivenciando o trabalho como uma condenação não sendo garantia para o bem estar que precisamos” frisou.

Professor Ailton Siqueira, da UERN, falou sobre desafios mundo do trabalho/Foto: Edaurdo Mendonça

A correria diária e as cobranças do mundo moderno têm deixando de lado o sentido do trabalho. A capacitação técnica tem deixando o profissional insensível “a dor do outro”. “As pessoas não percebem que muitas vezes um rosto sorrindo esconde um coração cheio de lágrimas”, exemplificou ao justificar o aumento da incidência de doenças psíquicas no ambiente de trabalho. Para Ailton ignorar a realidade do outro é uma forma de não se responsabilizar com o outro, atestando, desta forma, a incapacidade de ajudar ao próximo. “A sociedade está dominada pelo individualismo” frisou. Para o professor o mundo do trabalho tem ocasionado a “desumanização do homem”.

Ailton Siqueira alerta para a necessidade das instituições discutirem os valores da vida, as paixões, a esperança e a alegria de estar com os outros. “O tempo tomou conta de tudo e a falta de tempo tem deixando de lado as coisas do coração, transformando o homem em coisa”, afirmou alegando a existência de uma “falta de tempo para ser feliz”. O professor lembrou que muitas vezes perder tempo e ganhar vida.

Já o psicólogo Gabriel Reis trouxe uma reflexão sobre as mudanças sociais e culturais que têm afetado diretamente na formação das novas gerações. Os avanços tecnológicos têm gerado novas formas de consumo que refletem diretamente nos relacionamentos entre as pessoas, tanto em casa, quanto no trabalho. “No trabalho cada vez se exige mais para alcançar o sucesso e a realização profissional, gerando culpa e sofrimento quando não alcançado”, exemplificou.

Psicólogo, Gabriel Reis, trouxe uma reflexão sobre as mudanças sociais e culturais/Foto: Eduardo Mendonça

Segundo o psicólogo cada vez mais a crise dos sujeitos se agrava pela globalização da sociedade contemporânea. “A crise é nossa por não conseguimos responder a forma como a sociedade tem provocado a nós mesmos a se posicionar no mundo e a se relacionar com o próximo”, pontuou. Gabriel evidencia uma crise provocada pela desorientação contemporânea.

 A sociabilidade tem sido guiada por imagens e propagandas veiculadas de forma digital e voltada para o consumo, contrastando com práticas de séculos anteriores, citando como exemplo, o saber, a família, a igreja, o trabalho, entre outros. “Apesar das mudanças estruturas ainda vigora a sedução de uma vida feliz a todo custo. Mas o que é ser feliz?” provocou o psicólogo e respondeu: “ser feliz e passar pela vida e reconhecer o outro” pontuou. Ao concluir, Gabriel Reis ressaltou a importância da vida em coletividade para a sobrevivência e o crescimento pessoal do homem.

PROGRAMAÇÃO– As atividades da programação do servido tem continuidade no dia 18 de outubro, com a realização do III Torneio de Futebol de Salão. As partidas de Futsal vão acontecer a partir das 9h da manhã, no Ginásio de Esportes da Ufersa. A ideia é estimular o desenvolvimento integral do indivíduo, na convivência com os demais componentes da comunidade universitária, propiciando a realização de programas de atividades físicas e de lazer.

As inscrições para o Torneio de Futsal já estão abertas. A confirmação da inscrição se dará com a doação de 1 kg de alimento não perecível (feijão, arroz, açúcar e macarrão) por cada integrante da equipe. Os alimentos deverão ser entregues na data do congresso técnico, que ocorrerá no dia 15 de outubro, às 14h, no Ginásio de Esportes da Ufersa/Campus Mossoró, ou com antecedência de até 3 (três) dias úteis da data do evento na sala da DASS (Prédio Rosadão). As disputas terão início às 9h do dia 18 de outubro, com previsão de término às 17 horas. A não entrega dos alimentos implicará na perda da inscrição no evento.

GINCANA – Na semana seguinte, no dia 22 de outubro, também no Ginásio da Ufersa, será realizada às 15h, a III Conexão Ufersa, uma gincana recreativa envolvendo servidores dos diversos setores da Universidade. Poderão se inscrever equipes de no máximo 8 servidores. As provas vão exigir dos participantes agilidade, criatividade, trabalho em equipe, improviso, atenção e uma boa memória.

A confirmação da inscrição na gincana também será através da doação de 1 kg de alimento não perecível por cada integrante da equipe. A gincana acontecerá no dia 22 de outubro, às 15 horas, no Ginásio de Esportes da UFERSA.Os alimentos arrecadados serão entregues aos servidores organizadores da Campanha da Ufersa: Natal sem Fome. As inscrições e os Regulamentos do Torneio de Futsal e da Gincana podem ser acessados no endereço eletrônico: https://progepe.ufersa.edu.br/mes-do-servidor/

SBPA – A programação alusiva ao Dia do Servidor Público tem  ponto alto nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, com a realização do V Seminário de Boas Práticas Administrativas (SBPA) da Ufersa, que será realizado, no Auditório Amâncio Ramalho, localizado no Campus Sede em Mossoró. As inscrições para participação do SBPA estão sendo realizadas até o dia 24 de outubro, no endereço eletrônico: https://progepe.ufersa.edu.br/v-sbpa/

Prof. Rodrigo Codes/Pró-Reitor de Graduação
Prof. Alexandre Oliveira/Pró-Reitor de gestão de Pessoas
Gabriel Reis/Psicológo
Prof. Ailton Siqueira/UERN
Kaliane Morais/Coordenadora do Sintest
Kleber Jacinto/Coordenador Atens
Gabriel Reis/Psicólogo
Rannah Munay/Administradora Ufersa