Feira agroecológica de produtos orgânicos acontece toda quinta-feira na Ufersa

Extensão 10 de outubro de 2019. Visualizações: 2761. Última modificação: 10/10/2019 11:46:58

Na Feira, os consumidores poderão encontrar diversos tipos de frutas e legumes como: alface, acerola, mamão, tomate, cebola e ainda raízes como batata e macaxeira / Foto Eduardo Mendonça

Sachês de mel comercializados na Feira Agroecológica da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça

Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, teve início a comercialização dos produtos da Feira Agroecológica de Mossoró no Lado Leste da Ufersa, em Mossoró. Agora, a Feira acontece todas as quintas-feiras sempre das 08 às 12h, no estacionamento em frente à reitoria.

A produção dos pequenos agricultores filiados a Associação dos Produtores Orgânicos Familiares de Mossoró – Aprofam – tem agora mais este espaço para a comercialização de hortifrútis orgânicos.

Para Anna Letícia, estudante do curso de Agronomia da Ufersa, que já teve contato com a produção da agricultura familiar, é importante a proximidade entre a Universidade e a produção do trabalhador do campo. “A Feira vai mostrar a realidade para os alunos, de consumir produtos de qualidade, sem agrotóxicos, que se conservam por mais tempo”, destaca a aluna.

Consumir alimentos produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos é fundamental para evitar o consumo de produtos contaminados. A servidora da Universidade, Renata Carvalho, relata a importância do acesso a produtos orgânicos dentro da Universidade: “Não costumava consumir, pois não tinha acesso. No supermercado, para consumir produtos desse tipo é bem mais caro. Mas aqui se tornou bem acessível”, comemorou.

O sabor e a qualidade são os destaques desses produtos, mas a parceria entre a Universidade e a Aprofam também reitera o diálogo entre a Pesquisa produzida pela Universidade e a comunidade externa, como exemplifica o agricultor e estudante da Ufersa, Suan Alisson. “Essa feira foi um processo de construção entre os alunos e os professores e é uma forma de aproximar os agricultores para unir o conhecimento das raízes da agricultura com o conhecimento universitário, e isso é importante para mantermos a prática e a teoria unidas”, enfatizou.

Na Feira, os consumidores poderão encontrar diversos tipos de frutas e legumes como: alface, acerola, mamão, tomate, cebola e ainda raízes como batata e macaxeira. Carne de frango, ovos, mel e até alguns alimentos processados também são comercializados na feirinha. A diversidade de produtos é um diferencial do espaço.

Reitor Arimatea Matos dando as boas vindas e conferindo os produtos da Feira Agroecológica na Ufersa

SOBRE O PROJETO – A iniciativa é parte integrante de um Projeto de Pesquisa e Extensão em Agroecologia desenvolvido pelo professor Joaquim Pinheiro, do Centro de Ciências Agrárias. Ao todo, serão seis bancas com representação dos pólos de produção que formam a Associação. “É uma forma de levar até a comunidade acadêmica alimentos orgânicos produzidos pela agricultura familiar local”, afirma o professor Joaquim Pinheiro, acrescentando o diferencial de serem alimentos ecologicamente sustentáveis. “Trata-se de um espaço participativo, justo e solidário de oferta de alimentos orgânicos”, frisa o professor e coordenador do projeto de extensão que viabilizou a parceria da feira com a Universidade.

Segundo a presidente da Aprofam, Luana Clementino, a ação é importante para os produtores não apenas pela questão da comercialização, mas principalmente, por desenvolver a algum tempo trabalho com a Universidade. “A gente enxerga que os produtores vão ter mais resultados naquilo que fazemos na área rural, consequentemente, ganhamos também mais um espaço para a comercialização da nossa produção”, apontou.

Neste primeiro dia, a feira movimentou o pátio do estacionamento que fica em frente à reitoria, por trás do prédio da Comunicação. Passaram por lá estudantes, servidores e todos que compõe a comunidade em geral.

O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, externou a importância da Universidade contribuir com o trabalho dos agricultores familiares. “Certamente essa parceria tende a crescer trazendo melhores resultados tanto no que se refere as pesquisas com a agricultura orgânica, bem como com a atividade dos produtores”, afirmou, reforçando mais um trabalho realizado pela Universidade em prol da sociedade.

Feira Agroecológica da Ufersa / Foto Eduardo Mendonça
Luana Clementino - presidente da APROFAM / Foto Eduardo Mendonça