Doutoranda da Pós de Ciência Animal ganha prêmio da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

Pesquisa, Reconhecimento 10 de outubro de 2019. Visualizações: 1386. Última modificação: 10/10/2019 16:33:33

Prêmio Bernhard Gross Award é entregue pela Sociedade Brasileira de Pesquisa/Foto: Cedida

A aluna de doutorado do Programa de Ciência Animal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Janine Karla França da Silva Braz, membro do Grupo de Pesquisa e Inovação em Estudos Morfofuncionais foi agraciada com o Prêmio Bernhard Gross Award pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais. A premiação aconteceu durante o XVIII B-MRS Meeting que ocorreu em setembro na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O trabalho foi eleito a melhor apresentação oral no Simpósio de Plasma por sua distinta contribuição para a pesquisa em materiais, dentre os mais de 600 trabalhos orais inscritos.

Os resultados divulgados durante o encontro são oriundos da pesquisa intitulada “Caracterização morfológica e funcional das células endoteliais de coelho e humanas cultivadas sobre superfícies metálicas tratadas a plasma” produzida por Janine durante a realização da tese do curso de doutorado do programa de pós-graduação em ciência animal, sob orientação do

Prof. Moacir Franco, da Ufersa,  orientou a pesquisa da Dra. Janine Braz

professor Dr. Moacir Franco de Oliveira e co-orientação do Prof. Dr. Carlos Eduardo Bezerra de Moura, do Departamento de Ciências Animais. Em colaboração com o pesquisador Dr. Clodomiro Alves Júnior do Laboratório de Plasma da Ufersa (LabPlasma) e do Prof. Dr. Hugo Alexandre Rocha do Laboratório de Biotecnologia de Polímeros Naturais (BIOPOL ) da UFRN.

Janine Braz enfatiza que a internacionalização foi crucial para obter resultados robustos e inovadores para a pesquisa em biomateriais: “A realização do doutorado com período sanduíche na Universidad Pontificia Catolica de Chile, sob a orientação do professor Dr. Nelson Barrera, foi fundamental para obter respostas a cerca da interação célula-material. A construção de redes de colaboração amplia a maneira de pensar e de fazer ciência em nosso país.”, ressalta a pesquisadora.

O Prêmio Bernhard Gross Award é entregue pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais para destacar os melhores trabalhos de cada simpósio dos encontros anuais da SBPMat (no máximo, um oral e um pôster por simpósio) apresentados por estudantes de graduação ou pós-graduação.