Enade: Direito e Ciências Contábeis 5, Administração 4

Ensino, Gestão 4 de outubro de 2019. Visualizações: 2851. Última modificação: 04/10/2019 21:02:42

Pró-reitor de graduação, professor Rodrigo Codes, comemora resultado do Enade/Foto: Passos Júnior

Mais três cursos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido tiveram pontuação acima no esperado no que se refere ao desempenho dos estudantes. Nessa quinta-feira, 03, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. Os cursos de Direito e de Ciências Contábeis da Ufersa obtiveram a nota máxima 05 e, o curso de Administração, nota 04.

O índice que varia de 1 a 5 demostra que os cursos com nota abaixo de 3 não conseguiram formar o estudante de forma desejada. Já o conceito acima de 3 representa que os cursos conseguiram e até superar o patamar projetado pela Universidade como é o caso dos três cursos da Ufersa.

Para a Ufersa o grande diferencial é a posição em que os cursos de Contábeis e Direitos obtiveram. “Ciências Contábeis ficou na quarta posição nacional e, Direito na sétima posição, num universo de mais de mil instituições”, comemora o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea.

Para o pró-reitor de graduação, professor Rodrigo Codes, o resultado do Enade é motivo de felicidade para toda comunidade acadêmica da Ufersa. “Muito gratificante para a Universidade receber resultados tão expressivos e positivos, com dois cursos com conceito máximo – Direito e Ciências Contábeis – e, Administração com conceito de excelência” considerou o pró-reitor. Rodrigo Codes acredita que esse resultado representa o trabalho coletivo de professores, técnicos e estudantes no caminho da consolidação da Universidade.

Quem também comemora o resultado positivo do Enade é o corpo docente do Centro de Ciências Sociais Aplicada e Humanas – CCSAH – a qual os cursos avaliados – Administração, Direito e Ciências Contábeis – estão inseridos. “Atender a região do semiárido, o curso se preocupa não apenas em conferir aos estudantes uma formação acadêmica e profissional consentânea com o contexto regional, mas também preocupa-se em preparar para a realidade profissional  e às expectativas e os desafios futuros”, divulgou em nota a coordenação do curso de Direito da Ufersa.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A prova é composta por uma parte relativa à formação geral, com 30 questões e outra com 10 questões que diz respeito a conteúdos específicos. Parte das perguntas é de múltipla escolha e outra parte dissertativa. No anão passado, passaram pela avaliação os estudantes dos cursos bacharelados de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

No total, o Ministério da Educação avaliou 8.821 cursos, sendo 1.275 (14%) públicos e 7.546 (86%) privados. Informações do Mec apontam que quase 65% dos cursos de universidades federais atingiram, em 2018, os melhores índices do Conceito Enade (4 e 5) entre os concluintes. Esse número chega a apenas 20,9% nas universidades privadas, combinando aquelas com e sem fins lucrativos. A avaliação é realizada todo ano e nesse ano de 2019 o Enade será aplicado no dia 24 de novembro.