Inspire-se 2019.2 recepciona calouros e apresenta Universidade

Estudante 2 de outubro de 2019. Visualizações: 1002. Última modificação: 02/10/2019 14:24:13

Inspire-se 2019.2 apresentou as modalidades esportivas ofertadas pela Ufersa | Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Os estudantes que ingressaram na Universidade Federal Rural do Semi-Árido no semestre letivo de 2019.2, foram recepcionados com a segunda edição do “Inspire-se”. Este evento aconteceu no Centro de Exposições Expocenter, tendo sido a abertura na noite do dia 01 de outubro e dando continuidade pela manhã do dia 02 com exposições de quase 70 stands que apresentam os cursos de graduação ofertados pela Ufersa, além de projetos de pesquisas, extensão, serviços acadêmicos e administrativos que serão necessários na trajetória dos graduandos.

Na abertura, o reitor José de Arimatea de Matos saudou os calouros ressaltando o trabalho que envolve toda a instituição para os estudantes. “No dia em que vocês adentram a Universidade, vocês passam também a receber o sobrenome Ufersa, por isso aproveitem todas as oportunidades que a universidade oferece”, aconselhou.

Gleydson Lima é CEO e co-Founder da ESIG Software e Consultoria em TI e foi o palestrante do Inspire-se 2019.2 | Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Na sequência, o público acompanhou a palestra de Gleydson Lima sobre o tema “Empreendendo na universidade: a história da criação do SIGAA e da maior empresa de Software do RN – a ESIG”. Ele é CEO e co-Founder da ESIG Software e Consultoria em TI, uma empresa brasileira de software com sede em Natal/RN que atua principalmente nas áreas de educação, gestão e saúde com presença em 22 estados do país.

A primeira fala do convidado foi ressaltando o sentido da palavra “inspiração” e o quanto ela pode servir de motivação para os estudantes que estão começando a carreira neste momento. Explicou o processo que culminou na criação do SIGAA, sigla que, por sinal, passará a fazer parte da rotina desses novos estudantes, considerando que o sistema é utilizado pela UFERSA para os procedimentos acadêmicos e administrativos.

Para finalizar a noite, houve música ao vivo na praça de alimentação. O “Inspire-se” é uma realização da Ufersa em parceria com a Imagem Formaturas, Master Produções e Promove Eventos.

Calouros e veteranos –

Os novos estudantes interagiram e aproveitaram a oportunidade para conhecer e ambientar-se com os novos espaços. É o caso dos calouros Lucas Mendes, 21 anos, de Apodi; Jéssica Naiane, 18 anos, de Limoeiro do Norte, no Ceará; e Yonara Bruna, 23 anos, de Mossoró, todos iniciando o Curso de Contabilidade. “Eu comecei História na Uern, mas queria vir para a Ufersa e consegui”, disse Jéssica. Yonara também já havia iniciado a graduação em Direito em outra universidade, e trocou pela oportunidade na Ufersa. “Eu gosto de estudar sobre o sistema financeiro e sempre tive boas informações sobre o curso de Contabilidade da Ufersa”, declarou Lucas.

Os veteranos auxiliaram na organização da recepção, como foi o caso do estudante do 9º período de Ecologia, Rafael Jonne da Silva Hemetério. “Vejo como uma oportunidade de divulgar o conhecimento adquirido na Universidade” pontuou acrescentando o desejo dele em contribuir para a preservação ambiental. O acadêmico pretende atuar na área da ecologia marinha.

“Trata-se de um cartão de visita muito bacana da Universidade voltado para a comunidade interna e externa que tem a oportunidade de conferir o que a Ufersa produz e pode oferecer nas suas diversas áreas”, afirmou o chefe de gabinete e um dos organizadores do “Inspire-se”, professor Felipe Ribeiro.

O professor avaliou a II edição do Inspire-se como bastante positiva. “A gente mudou esse ano para dois dias e está sendo muito bacana, tanto em termos de público, quanto de participações nos stands, nos relatos de experiências dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação”, avaliou Felipe Ribeiro.

Inspire-se 2019.2 | Crédito: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Última edição do Inspire-se em outubro de 2019. O evento permanece no Expocenter / Foto Eduardo Mendonça