Ufersa e Uern abrem seleção para Mestrado em Ciência da Computação

Pesquisa, Processos Seletivos 1 de outubro de 2019. Visualizações: 1872. Última modificação: 01/10/2019 15:52:26

Célula em Brailler desenvolvida por estudantes e professores da Ufersa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte abriu inscrição para 2020. A infraestrutura é compartilhada entre as duas instituições e os alunos assistem às aulas e desenvolvem seus projetos de pesquisa em ambas as universidades. O período vai de 01 de outubro a 18 de novembro, exclusivamente, de forma eletrônica no endereço: https://ppgcc.ufersa.edu.br/

Ao todo, estão sendo oferecidas 19 vagas, sendo 01 destinada para servidores do IFRN. Poderão se inscrever egressos de cursos de graduação da área de Computação, Informática, matemática, Engenharia Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Eletromecânica ou de Telecomunicações. O Mestrado em Ciência da Computação possui três linhas de pesquisa, sendo a primeira  Tecnologias Aplicadas à Educação e à Saúde; a segunda, Otimização e Inteligência Computacional e, a terceira, Projeto de Sistemas e Circuitos.

O objetivo da Pós-Graduação é formar docentes e pesquisadores na área de Computação, capazes de realizar atividades de pesquisa e ensino, de aplicar consistentemente o conhecimento científico no desenvolvimento de novas tecnologias que atendam demandas emergentes da sociedade e de contribuir para o desenvolvimento de um polo tecnológico na região de abrangência das duas universidades.

O processo de seleção se dará em duas fases sendo a primeira (eliminatória) com a análise do resultado do POSCOMP – Exame anual da Sociedade Brasileira de Computação (opcional, mas recomendado); Histórico escolar da Graduação; Produção técnico-científica comprovada no Currículo Latters, e redação técnica sobre ciência da computação. Já a segunda fase (eliminatória e classificatória) será com um curso técnico de nivelamento, a ser realizado nos meses de janeiro e fevereiro. Serão classificados os candidatos a aluno regular com Nota Final maior ou igual a 5,0 (cinco). Para os candidatos aprovados o início das aulas se dará no dia 09 de março. Confira AQUI o Edital na íntegra.