Seminário de Iniciação Científica vai premiar melhores trabalhos com auxílios para participação em eventos no país

Estudante, Pesquisa 27 de setembro de 2019. Visualizações: 2872. Última modificação: 27/09/2019 22:27:44

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçao da Ufersa lançou a plataforma do 25º Seminário de Iniciação Científica, o SEMIC. O evento institucional de caráter científico consiste em criar um ambiente de interlocução entre discentes e docentes, propiciando a divulgação das pesquisas cadastradas na instituição.

O SEMIC abrange discussões das mais diversas áreas do conhecimento e oportuniza a apresentação de trabalhos científicos. Esse ano, o Semiário acontece de 21 a 24 de outubro dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A novidade desse ano é que o SEMIC só terá trabalhos na modalidade oral.

A edição de 2019 do SEMIC possui programação própria com o intuito de popularizar a ciência no interior do Estado. O tema esse ano é “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”.

Nessa perspectiva, torna-se possível divulgar a pesquisa científica realizada no âmbito da instituição, bem como desenvolver ações de popularização da ciência, envolvendo estudantes (graduação e pós-graduação) e servidores da Ufersa, assim como estudantes e professores de ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas, além do público em geral que visitará a instituição durante o evento.

PRÊMIO DESTAQUE EM POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA – Outro grande diferencial do SEMIC 2019 divulgado pela Proppg é o Prêmio Destaque em Popularização da Iniciação Científica da Ufersa. De acordo com a organização do evento, a premiação será concedida aos dois melhores planos de trabalho de iniciação científica de cada área contemplada nos editais PROPPG IC 05/2018 e PIVIC n.º 25/2019, que foram concluídos em 2019.

As inscrições acontecem de 10 a 20 de outubro e a divulgação da pesquisa deverá ser realizada em redes sociais, como Instagram, Facebook, Youtube e/ou Twitter, devendo a mídia enviada aparecer em pelo menos uma destas redes e está visível durante o período de avaliação.

As publicações serão avaliadas quanto ao seu conteúdo, correspondência com resumo apresentado no SEMIC 2019, facilidade de compreensão pelo público em geral e relevância científica.

Para o trabalho científico que ficar em 1º lugar, a premiação será um auxílio para o professor/orientador no valor de R$ 1.500,00 e um auxílio de R$ 1.000,00 para o estudante podendo este recurso ser utilizado para aquisição de passagens, hospedagem, alimentação ou pagamento de inscrição em evento para a participação em congresso nacional ou internacional (no Brasil) em 2019 (período de março a dezembro).

Já para o trabalho que ficar em 2º lugar, a premiação será um auxílio no valor de R$ 750,00 para o professor/orientador e R$ 500,00 para o estudante podendo este recurso ser utilizado para aquisição de passagens, hospedagem, alimentação ou pagamento de inscrição em evento para a participação em congresso nacional ou internacional (no Brasil) em 2019 (período de março a dezembro).

Para participar do SEMIC e saber outras informações clique aqui.