Produção de sementes crioulas terá supervisão técnica da Ufersa

Gestão 27 de setembro de 2019. Visualizações: 613. Última modificação: 27/09/2019 21:20:15

Convênio firmado nesta sexta-feira, com a Ufersa vai contemplar estudos relacionados à produção de sementes crioulas para todo o Estado/Foto: Luis Vinícius

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido fará acompanhamento técnico no que se refere à produção de sementes crioulas por agricultores familiares do Rio Grande do Norte. Convênio nesse sentido foi assinado nesta sexta-feira, 27, pela governadora, Fatima Bezerra e, pelo reitor da Ufersa, professor José de Arimatea Mato. A solenidade aconteceu no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Sede da Ufersa Mossoró, por ocasião da instalação do Governo do Estado no município. A governadora Fátima Bezerra selou outros convênios e parcerias nas áreas da saúde, assistência social e desenvolvimento econômico, estando voltados para pequenos e médios produtores rurais.

Governadora do RN assina parceria com a Ufersa/Foto: Luis Vinícius

Mais especificamente com a Ufersa, o convênio vai contemplar estudos relacionados à produção de sementes crioulas. O Governo do Estado está disponibilizando recursos no valor de R$ 612 mil para a produção das sementes, com o diferencial que a produção, a aquisição e a distribuição da produção têm como destinação os agricultores familiares. A Universidade vai atuar no acompanhamento e análise da produção das sementes crioulas. Outro convênio de cooperação mútua foi firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde Pública, a Ufersa e a UERN objetivando a realização de pesquisas e estudos técnicos voltados para a promoção da atenção primaria à saúde, por meio do Programa RN Mais Saudável. O Governo também garantiu o compromisso para a realização do Congresso Brasileiro de Fruticultura a qual Mossoró concorre para sediar em 2022.

Durante a solenidade de assinatura, a governadora Fátima Bezerra, enalteceu a importância das parcerias com as Instituições de Ensino Superior de Mossoró. “As universidades têm a vocação de se constituírem uma agência focada para a promoção e o desenvolvimento social e econômico do Estado”, discursou. Fátima expressou ainda a emoção de estar como governadora no “chão da Ufersa”, uma instituição a qual trabalhou para a sua criação e a expansão. “Esse é o primeiro de muitos convênios que pretendemos firmar com as universidades”, ratificou a governadora Fátima Bezerra.