Ufersa e Aprofam firmam parceria para Feira Agroecológica

Extensão 26 de setembro de 2019. Visualizações: 1491. Última modificação: 26/09/2019 14:24:15

Feira Orgânica será montada nas dependências da Ufersa Mossoró todas as quintas-feiras começando no dia 10 de outubro/Foto: Yuri Rodrigues

A produção dos pequenos agricultores filiados a Associação dos Produtores Orgânicos Familiares de Mossoró – Aprofam – terá mais uma espaço para a comercialização dos produtos. A partir do próximo dia 10 de outubro, todas as quintas-feiras, a Feira Orgânica será montada nas dependências do Campus Sede da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró, para a comercialização de hortifrútis orgânicos. A assinatura do termo de cessão do espaço foi realizada nesta quinta-feira, 26, pelo reitor da Ufersa professor José de Arimatea e pela presidente da Aprofam, Luana Clementino.

A assinatura é uma forma de oficializar e intensifica as atividades na Universidade na área da agroecologia. A atividade é parte integrante de um projeto de extensão desenvolvido pelo professor, Joaquim Pinheiro, do Centro de Ciências Agrárias. Ao todo, serão seis barracas com representação de um de cada seis polos de produção que formam a Associação.

Reitor e a presidente da Aprofam oficializam parceria para Feira Agroecológica/Foto: Passos Júnior

Na oportunidade o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea, externou a importância de a Universidade contribuir com o trabalho dos agricultores familiares. “Certamente essa parceria tende a crescer trazendo melhores resultados tanto no que se refere as pesquisas com a agricultura orgânica, bem como com a atividade dos produtores”, afirmou, reforçando mais um trabalho realizado pela Universidade em prol da sociedade. “Ganha a Associação, ganha a Ufersa” ratificou o reitor. “Trata-se de um espaço participativo, justo e solidário de oferta de alimentos orgânicos”, frisa o professor Joaquim Pinheiro, coordenador do projeto de extensão.

A presidente da Aprofam, Luana Clementino, na ocasião também enalteceu a iniciativa. Segundo ela, é uma ação muito importante para os produtores não apenas pela questão da comercialização, mas principalmente, por desenvolver a algum tempo trabalho com a Universidade. “Hoje estamos oficializando uma parceria realizada algum tempo no que se refere à parte cientifica”, explicando que a Feira Agroecológica de Mossoró já resultou em muitos trabalhos acadêmicos, inclusive, na pós-graduação. “Agente enxerga que os produtores vão ter mais resultados naquilo que fazemos na área rural, consequentemente, ganhamos também mais um espaço para a comercialização da nossa produção”, afirmou Luana Clementino, levando em consideração a troca de experiências e de conhecimento entre os produtores de orgânicos e os professores e estudantes da Ufersa.

A Aprofam foi fundada em 2007, com a implantação da primeira Feira Agroecológica de Mossoró. Atualmente, reúne produtores de 17 assentamentos, sendo 13 na área rural com 40 unidades familiares de produzem e comercializam na Feira Agroecológica. “A gente conta com a Ufersa para proporcionar melhorias futuras para os associados da Aprofam” sinalizou a presidente.

Produtores familiares prestigiam solenidade de parceria entre a Universidade e a Aprofam que viabiliza a Feira Agroecológica nas dependências da Ufersa Mossoró/Foto: Yuri Rodrigues