Workshop aborda recursos genéticos vegetais

Pesquisa 25 de setembro de 2019. Visualizações: 692. Última modificação: 25/09/2019 10:49:43

Workshop reúne professores, estudantes, pesquisadores da Embrapa e outras instituições, além de produtores que integram a cadeia produtiva da região/Foto: Yuri Rodrigues

Nesta quarta-feira, 25, estudantes da área de ciências agrárias participam no Auditório Amâncio ramalho, no Campus da Ufersa Mossoró, do Workshop Recurso Genéticos Vegetais: Conservação e Uso. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia, e numa parceria com a Rede Nacional de Recursos Genéticos Vegetais, com o objetivo de discutir a importância e os meios de preservação dos recursos genéticos vegetais das espécies cultivadas e outras potências existentes no semiárido brasileiro.

Professor Abílio de Queiróz, da UNEB, aborda Banco Ativo de Cucurbitáceas/Foto: Yuri Rodrigues

O Workshop reúne professores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores da Embrapa e outras instituições, além de produtores que integram a cadeia produtiva da região.  Segundo o professor Daniel Valadão a Ufersa ocupa hoje uma posição de destaque no que se refere a pesquisas genéticas com espécies de maior consumo no nordeste. “Temos vários pesquisadores trabalhando principalmente com espécies cucurbitáceas como o melão, a abobora, jerimum e outras espécies com potencial para uso alimentício”, frisou o professor. Entre os temas que estão sendo abordados nesta manhã estão: Banco ativo de cucurbitáceas para o nordeste brasileiro; Recursos genéticos para e com os agricultores familiares; Melhoramento de milho; Manejo e uso de sementes criolas.

Á tarde, a partir das 14h, o Workshop contará com a palestra ‘Sistema de curadoria de germoplasma na Ufersa: Um processo em construção’, a ser ministrada pela professora Lindomar Maria da Silveira e, pelo professor Jean Berg Alves da Silva, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação. Já o encerramento será com uma roda de conversa com relatos de experiências e expectativas com recursos genéticos vegetais, promovendo desta forma, a construção de conhecimentos e a troca de experiência entre os atores participantes do Workshop.