Ufersa Mossoró contribui com a arborização de Natal

Meio Ambiente 25 de setembro de 2019. Visualizações: 994. Última modificação: 25/09/2019 15:22:54

São quase 3 mil mudas de espécies nativas e frutíferas produzidas pela Ufersa que estão sendo doadas para a arborização da capital do Estado/Foto: Cedida

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, está recebendo mudas produzidas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. São espécies nativas e frutíferas para o Projeto Plantar Natal, desenvolvido pelo poder público municipal. As árvores são produzidas pelo Setor de Mudas da Universidade e a destinação se deu mediante celebração de um Termo de Doação firmando entre a Ufersa, por meio do Centro de Ciências Agrárias, e a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos.

Pela celebração a Ufersa disponibiliza um quantitativo de 2.330 mudas e, em contrapartida, a Prefeitura do Natal doa a Universidade materiais e equipamentos que são utilizados na produção das espécies arbóreas. São sacos plásticos, defensivos, tesouras de poda, carros de mão, enxadas, arames, entre outros.

Sílvio Andrade, engenheiro florestal da Semsur/PMN/Foto: Cedida

“Essa parceria contribui bastante para a arborização de Natal que tem como meta o plantio de 20 mil mudas até 2020”, afirmou o engenheiro florestal, Sílvio Rodrigues Lessa Andrade, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal. As mudas doadas a Prefeitura do Natal são de craibeira, ipê roxo e rosa, goiabeira, mangueira e acerola.

Já para a Ufersa, o termo resultou em muitos benefícios possibilitando a reforma dos viveiros e a renovação dos equipamentos, conta o engenheiro agrônomo, Giorgio Mendes, chefe do Setor de Mudas. “Atualmente, temos a capacidade de produzir até 10 mil mudas/ano”, garante. Giorgio Mendes ressaltou ainda que a Universidade se encontra aberta para novas parcerias. “A nossa intensão é contribuir enquanto Universidade para a melhoria da qualidade ambiental” finaliza.