PegAzuls pronto para competições nacionais

Extensão 24 de setembro de 2019. Visualizações: 986. Última modificação: 24/09/2019 11:38:36

Com a nova aeronave os estudantes de engenharia e C&T da Ufersa vão poder disputar a competição da SAE Brasil AeroDesing em outubro, em São José dos Campus/Foto: Passos Júnior

Depois da desclassificação na competição SAE Brasil AeroDesing em 2017, a equipe PegAzuls da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ressurge para competições nacionais com a aeronave Fênix. O novo protótipo foi apresentado para à comunidade acadêmica ontem à noite, 23, no Auditório Amâncio Ramalho. Agora em outubro, no período de 23 a 28, a equipe participará em São José dos Campos, em São Paulo, da SAE Brasil AeroDesing 2019. A expectativa dos componentes da PegAzuls é fica entre os 15 (TOP 15), na Classificação Regular, que é a modalidade que a equipe da Ufersa disputa na SAE Brasil.

A Fênix pode alcançar de 50 metros de altura/Foto: Passos Jr

O lançamento da Fênix reuniu gestores e estudantes que foram conhecer a nova aeronave da equipe PegAzuls Ufersa. O avião possui envergadura de 2,2 metros (distância entre as asas) e 1,5 metro de cumprimento, tendo sido projetado para atingir até 50 metros de altura, carregado 14 quilos. O PegAzuls é um projeto de extensão que possibilita aos estudantes dos cursos Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia e das Engenharias colocar em prática ensinamentos teóricos apreendidos em sala de aula. A aeronave Fênix já decolou 20 vezes, entre voos de testes e oficiais.

“Conciliar o tempo de estudo das disciplinas com uma atividade voltada para projetar e construir uma aeronave rádio controlável tem sido uma experiência que exige paciência, criatividade, proatividade e muito esforço para que o avião decole e pouse sem causar danos ao equipamento”, admitiu o componente da equipe, Isaac Freitas, ao agradecer o apoio recebido da Universidade e dos patrocinadores. Já para o coordenador do projeto, o professor Luís Mourão, o agradecimento do estudante se deu com um reconhecimento especial. “A equipe agradece pelo incentivo, por ensinar a ter paciência, a enfrentar as dificuldades de cabeça erguida e, principalmente, por acreditar no potencial de cada um dos integrantes da equipe”, direcionou o estudante Isaac ao professor Mourão.

Reitor José de Arimatea parabeniza integrantes do projeto/Foto: Passos Jr

Na ocasião, o coordenador enfatizou a importância do Projeto para despertar o gosto dos estudantes pela aeronáutica. “Quero aqui agradecer o apoio financeiro e logístico dado pela Universidade que tornou possível o protótipo Fênix, bem como aos nossos estudantes pela dedicação, trabalho, espírito de equipe, planejamento, enfim, são 40 anos de diferença na idade e mais de 7 mil quilômetros de cultura”, ao ser referir a garra dos jovens e a experiência dele como professor e engenheiro.

Ao parabenizar a equipe, o reitor da Ufersa José de Arimatea, afirmou que a diferença de idade e de cultura serve para alinhar o pensamento dos jovens estudantes. “Quero desejar sucesso na competição é dizer que a Ufersa se sente orgulhosa em voltar a disputar a competição da SAE Brasil AeroDesing”. Para o coordenador do Centro de Engenharias, o professor Alan Martins, o momento é de mostrar o que a Universidade tem produzido que vai mais além que só oferecer ensino. “A metáfora da Fênix retrata bem a realidade vivenciadas pelas universidades públicas que passam por um momento difícil, precisando se reinventar, renascer com mais força, com mais qualidade e, o projeto PegAzuls é um exemplo”, considerou o professor Alan Martins.

O PROJETO – A PegAzuls conta com 16 integrantes, sendo três mulheres, uma delas Laiane Acadias que é a vice capitã da equipe, construindo a ideia de que a engenharia também é um espaço a ser ocupado pelo sexo feminino.  Laiane enalteceu o incentivo dado pelo projeto de extensão para que as estudantes participem da equipe PegAzuls. “São esses incentivos que contribuem para o número de mulheres cada vez maior nos cursos de engenharia”, pontuou, citando vários exemplos ao longo da história.

Para o capitão Clinton Noberto o lançamento da aeronave marca o retorno da equipe da Ufersa na competição nacional. “Ano passado, disputamos a competição de acesso a SAE Brasil, conquistando a 11ª posição nacional e, 4ª do nordeste, numa prova que temos potencial para mostrar”, acredita. Clinton explica que a aeronave Fênix é uma alusão a ave da mitologia grega que renasce das cinzas. “Queremos mostrar que superamos as dificuldades e que a Ufersa e o Nordeste formam engenheiros capacitados para elaborar e construir aeronaves com qualidade e eficiência”, afirmou.