Ufersa marca presença em Congresso de Matemática Aplicada e Computacional

Estudante, Pesquisa 23 de setembro de 2019. Visualizações: 852. Última modificação: 23/09/2019 08:43:44

Os trabalhos acadêmicos são fruto da pesquisa realizadas por estudantes dos campi de Mossoró e Angicos por meio de programas de iniciação científica/Foto: Cedida

Com uma delegação composta de 08 alunos e 03 discentes, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido marcou presença na 39ª edição do Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional realizada na semana passa (16 a 20 de setembro), na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais. Ao todo, a equipe da Ufersa apresentou 15 trabalhos. Os estudantes congressistas eram dos campi de Mossoró e Angicos, dos cursos Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia e Engenharia de Produção.

Segundo o professor, Matheus Menezes, a Ufersa vem mantendo um bom número de trabalhos a cada edição. Em 2014, por exemplo, foram três trabalhos, subindo para oito, em 2016; treze, em 2017; 18, em 2018 e, 15, em 2019. “Esses números refletem o crescente interesse dos discentes em pesquisas da área e encontram apoio em todas as instâncias da instituição”, considerou o professor Matheus.

O docente ressalta ainda que mesmo em um ano de recursos escassos os estudantes conseguiram complementar a ajuda de custo com muita criatividade e assim poderam participar do evento. “Em momentos de crise temos que ser criativos para dar continuidade aos trabalhos científicos e continuar com a boa produção”, destacou o professor.

Os trabalhos acadêmicos são fruto da pesquisa continuada dos docentes Matheus Menezes, Ivan Mezzomo e Stefeson Bezerra de Melo, com o apoio institucional da Ufersa, através do Centro de Ciências Exatas e Naturais e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, fornece o suporte à pesquisa e iniciação científica por meio dos Programas Iniciação Científica (PIBIC, PICI e PIVIC).

Para a estudante Elydmilla Dawily Souza Lima, do curso de Ciência e Tecnologia do Campus Angicos, a interação com outras instituições, a troca de conhecimentos e as críticas construtivas dos avaliadores favorecem o surgimento de ideias para melhorias dos trabalhos existentes e a construção de novos, fazendo com que esta seja uma experiência de fundamental importância para a formação acadêmica e vivência discente.

O Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) é o evento mais importante da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e tem se convertido no maior evento da área tanto do Brasil quanto da América Latina e tem o objetivo de congregar professores, pesquisadores, profissionais de empresas, centros de pesquisas e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional para divulgar e discutir os resultados das suas pesquisas e tomar ciência da produção científica nas principais instituições nacionais.