Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa fará mutirão de limpeza em praia de Tibau dentro da programação da #SemanaMaresLimpos da ONU

Meio Ambiente 18 de setembro de 2019. Visualizações: 1733. Última modificação: 18/09/2019 10:21:25

A Ufersa irá participar da mobilização mundial Mares Limpos realizando um grande mutirão de limpeza na Praia das Emanuelas, em Tibau, neste sábado, a partir das 8h / Foto cedida

Neste sábado, 21 de setembro, será comemorado o Dia Internacional de Limpeza de Praias. E como acontece todos anos, milhares de pessoas se reúnem para realizar limpezas de praias em todo o mundo. Este ano, a Ufersa irá participar da mobilização mundial realizando um grande mutirão de limpeza na Praia das Emanuelas, em Tibau, a partir das 8h deste sábado. Essa ação fará parte da #SemanaMaresLimpos 2019, promovida pela campanha Mares Limpos, da ONU Meio Ambiente.

Canudo de plástico, um dos maiores vilões da vida marinha e um principais lixos oceânicos / Foto cedida

Registro da última ação de limpeza na praia de Tibau. Seja um voluntário da ação e participe / Foto cedida

Esta será a terceira vez que a Ufersa, por meio do curso de Ecologia e de Engenharia de Pesca, participa da atividade, mas é a primeira vez que a Universidade realiza a mobilização no próprio Dia Mundial de Limpeza de Praias. Segundo a professora Emanuelle Fontenele Rabelo, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, o CCBS, a programação da limpeza começa com os participantes recebendo informações sobre a problemática do lixo nos ecossistemas naturais, particularmente o marinho, e como a população pode ajudar a reverter essa situação. Depois dessa pequena explanação, serão distribuídos sacos e luvas para coleta do material e, em seguida, será separado por tipo e pesado para ver qual o tipo de lixo mais comum na praia.

A iniciativa faz parte de um projeto de extensão que acabou de ser aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa chamado: “Mossoró – limpa da cidade ao mar”. “Os dados que levantaremos dessa ação vão para o banco de dados da ONU para posterior tomada de atitude por parte do governo sobre a problemática do lixo”, explicou a professora Emanuelle.

A Campanha Global da ONU Meio Ambiente é um grande chamado para governos, indústria e cidadãos acabar com o uso excessivo e desperdício de plásticos descartáveis e eliminar os microplásticos, que são as duas maiores fontes de poluição marinha. Atualmente, estima-se que mais de 8 milhões de toneladas de plástico terminam nos oceanos todos os anos, causando danos à vida marinha, pesca e turismo, e custando pelo menos 8 bilhões de dólares em prejuízo aos ecossistemas marinhos.

Do total de plástico já produzido pela humanidade, apenas 9% foi reciclado. Pelo menos 51 trilhões de partículas de microplástico já estão em nossos oceanos, 500 vezes mais que o número de estrelas em nossa galáxia. Estimativas apontam que, se nada for feito para mudar o ritmo atual de produção, consumo e descarte de plásticos, até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes.

Ação Semana Mares Limpos
Ação Semana Mares Limpos
Lixo recolhido durante a última ação
Escova de dente encontrada na praia de Tibau
Até fraldas estão sendo descartadas nas praias de todo o mundo