Alunos são medalhistas em regional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação

Estudante 17 de setembro de 2019. Visualizações: 988. Última modificação: 17/09/2019 17:02:42

Estudantes do Curso de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido garantem o segundo lugar na seletiva regional da Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC, competição que aconteceu no último sábado, dia 14, em Natal. Esse foi o melhor resultado obtido pela Ufersa na competição.

A equipe comemorou o ótimo resultado, sobretudo pela complexidade dos problemas resolvidos nesta edição. O grupo é composto pelos alunos Francisco Lázaro Vieira Gurgel, que atuou como capitão, Daniel Igor Alves Lima e Antônio Madson Rocha; e o professor Leiva Casemiro Oliveira, do Departamento de Computação e coordenador do Grupo de Estudos de Programação – GEP.

O professor, que tem como uma das finalidades treinar os alunos na resolução de problemas de programação para competirem na Maratona, explica o formato da competição e celebra o bom resultado. “Os competidores do time devem colaborar para construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão; outros, conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos. O resultado desse ano foi fantástico e nos motiva a continuar buscando a tão sonhada vaga na seletiva nacional”.

Serviço –

O GEP é apoiado pelo Edital AAMEG/PROGRAD. Os estudantes interessados em participar da Maratona no próximo ano podem entrar em contato com um dos participantes do grupo para obterem mais informações sobre a competição.

Sobre a maratona –

A Maratona de Programação é um evento da SBC que existe desde o ano de 1996. Ela se destina a estudantes de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Na maratona, os times são compostos por três estudantes, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 13 problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Mais informações sobre a Maratona.

Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação | Foto Cedida
Equipe da Ufersa em Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação | Foto Cedida
Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação | Foto Cedida