Caravana do projeto “Ideas for Milk” chega à Ufersa em busca de inovações para a cadeia leiteira do RN

Capacitação 16 de setembro de 2019. Visualizações: 1296. Última modificação: 17/09/2019 14:03:57

Pela 1ª vez a Ufersa vai receber a Caravana do projeto “Ideas for Milk”, que busca iniciativas para o desenvolvimento de toda a cadeia do leite, desde a produção até a comercialização. O evento vai acontecer no próximo dia 25 de setembro, a partir das 10h, no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a Proec.

O projeto é uma realização da Embrapa, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, e agora também com a Ufersa, além de outras instituições. Segundo os organizadores, o “Ideas for Milk” é voltado para todos os estudantes e professores que tenham interesses e projetos de desenvolver a cadeia leiteira do Rio Grande do Norte.

“Quando se fala em produção de leite, associamos logo aos estudantes dos cursos das ciências agrárias, mas o evento é direcionado também ao aluno de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Direito, enfim, todos que possam participar e trazer alternativas para o desenvolvimento e fortalecimento do nosso setor leiteiro”, comentou Jean Berg Alves, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação.

Este é o segundo ano que o projeto “Ideas for Milk” acontece no Rio Grande do Norte. No país, é o quarto ano. O projeto agrega o maior desfio de startups da cadeia produtiva do leite. De acordo com a Embrapa, até a edição passada, o Desafio era voltado para empreendedores que possuíam projetos em inovação digital, voltados para a cadeia produtiva do leite.

Para este ano, há mais oportunidades. Além da inovação digital, serão aceitos projetos de inovação em design industrial, embalagens, produtos e equipamentos. Os projetos inscritos serão avaliados numa etapa classificatória e a final, que ocorrerá em São Paulo, no dia 28 de novembro.

VACATHON – O projeto “Ideas for Milk” conta ainda com um hackathon, o “Vacathon”, como é chamado, que é uma maratona de programação cujo objetivo é debater ideias para o desenvolvimento de softwares e hardwares voltados para a solução de problemas da cadeia produtiva do leite.

O “Vacathon” será realizado de 28 de outubro a 01º de novembro, na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora/MG. A maratona de programação contará com a visita ao campo experimental da Embrapa, em Coronel Pacheco/MG, e a mentoria 24 horas feita por pesquisadores renomados em áreas como genética animal e vegetal, nutrição, sistemas de produção, saúde e bem-estar animal e qualidade do leite.

No Rio Grande do Norte, haverá uma preparação para o “Vacathon” no dia 13 de outubro, durante a realização da Festa do Boi, em Natal. Segundo o pró-reitor de pesquisa da Ufersa, a equipe da Universidade que tiver o maior destaque na preparação, terá as passagens custeadas pela própria Ufersa para participar do “Vacathon” em Minas Gerais.

Pró-reitor da Ufersa, Jean Berg Alves (terceiro da foto), ao lado da representante do SENAR, Maria Luiza, e dos professores do NIT, David Sena e Leonardo Querido / Foto Assecom Ufersa