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Comunicação

Educação a Distância da Ufersa recebe Conceito 5, nota máxima, em avaliação do MEC

EAD 11 de setembro de 2019. Visualizações: 1403. Última modificação: 11/09/2019 14:16:38

O Núcleo de Educação a Distância – NEaD da Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebe Conceito 5 pelo Ministério da Educação – MEC após avaliação para recredenciamento. Esse desempenho é nota máximo da escala que varia de 0 a 5 a partir da consideração de em 5 eixos: Planejamento e Avaliação Institucional;  Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura.

O recredenciamento institucional, assim como a transformação de organização acadêmica, transcorre dentro de um fluxo processual composto por diversas etapas, dentre as quais a avaliação in loco, que culmina em um relatório da comissão de avaliadores, em que constam aferidas as informações apresentadas pela IES, relacionadas à realidade encontrada durante a visita. É gerado, assim, o Conceito Institucional – CI, graduado em cinco níveis, cujos valores iguais ou superiores a três indicam qualidade satisfatória.

A coordenadora do Núcleo, Lurdes Fernandes, destaca o planejamento da equipe para o resultado alcançado. “O conceito é um reflexo do trabalho contínuo de aperfeiçoamento de metodologias sustentáveis e inclusivas de ensino, com foco na democratização da educação e na formação de professores com excelência para a Educação Básica e Superior”.

A gerente acadêmica, Francisca Monteiro, reforça também a importância da docência compartilhada adotada no NEaD/UFERSA como sendo um “fator primordial para promover uma aprendizagem significativa com interação e profundidade, onde cada ator na EaD contribui de forma relevante na construção do conhecimento”.

O NEaD da Ufersa tem formado grandes profissionais para atuação na educação básica e superior. Atualmente, conta com 4 cursos de graduação à distância, Licenciatura em Computação, Matemática, Física e Química, além de cursos de pós-graduação e formação continuada voltados para temáticas como políticas públicas, atendimento educacional especializado, interdisciplinaridade, educação ambiental, quilombola e muitas outras áreas fundamentais para a demanda social, política e econômica do país.