Ufersa Pau dos Ferros prepara Semana de Ciências Exatas e Naturais

Estudante, Extensão 5 de setembro de 2019. Visualizações: 1528. Última modificação: 06/09/2019 13:21:28

Com uma vasta programação, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Campus Pau dos Ferros, vai realizar no período de 07 a 09 de outubro, a I Semana de Ciências Sociais e Naturais – I SECEN. O objetivo é divulgar as ações desenvolvidas pela Universidade no que tange as ciências exatas. São ações que contemplam estratégias de ensino e aprendizagem e que despertem o interesse e a motivação de estudantes universitários e de ensino médio, além de estabelecer relações entre a Universidade e as escolas de ensino médio, incentivando, desta forma, o ingresso dos estudantes secundaristas na universidade.

A SECEM também foi idealizada como forma de promover a interação social por meio do conhecimento; de divulgação dos grupos de pesquisa do departamento e, também como forma de contribuir para melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. A SECEN esta vinculada a outros projetos de extensão como: a II Olimpíada de Física, a II Olimpíada de Química, a IV Olimpíada de Cálculo, a III Competição de Carrinhos de Potencial e a VII Competição de Foguetes. Além disso, será lançada a I Olimpíada de Matemática da Ufersa no Ensino Médio da Cidade de Pau dos Ferros.

A Semana contemplará ainda a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pelos docentes do Departamento de Ciências Exatas e Naturais no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. As inscrições para submissão de trabalhos prosseguem até o dia 13 de setembro na página do evento: https://secen.ufersa.edu.br/

PROGRAMAÇÃO – A programação da I SECEN contempla três Grupos de Trabalhos, sendo o GT 1 – Ciências exatas e da terra, com as temáticas: matemática, probabilidade e estatística, ciência da computação, astronomia, física, química e geociências. O GT 2 – Ciências Biológicas, contemplando: biologia geral, bioquímica, biofísica, imunologia, microbiologia, ecologia e botânica e, o GT 3 –  Multidisciplinar com as temáticas: meio ambiente e ciências agrárias, saúde e biologia, ensino de ciências e matemática e ciência ambiental. Durante a programação haverá ainda competições, exposições, palestras, mesas redondas, olimpíadas e observação de astros. Além da VII Competição de Foguetes da Ufersa Pau dos Ferros.

A Semana de Ciências Exatas e Naturais da Ufersa Pau dos Ferros terá como ponto alto a Mesa Redonda Belas, Recatadas e do Lab: Um recorte da atuação feminina na ciência, com a participação das professoras doutoras Eliangela Souza (Física/UFRN), Sheldakelle Pinheiro (Química/UFRN), Mariana Maia (Matemática/UFPB) e Daniele Santos (Psicobiologia/UFRN). Além de nove palestras com temas relacionados diretamente com as ciências exatas e naturais.