Novos profissionais formados pela Ufersa no Campus Pau dos Ferros

Formatura 5 de setembro de 2019. Visualizações: 1943. Última modificação: 05/09/2019 16:13:38

Os concluintes dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia Integral Noturno, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação do Campus Pau dos Ferros da Universidade Federal Rural do Semi-Árido receberam o diploma do curso superior na noite desta última terça-feira, 03 de setembro, em solenidade que lotou o auditório do Centro de Convivência. Nominalmente, cada um dos formandos foi convidado a adentrar no auditório, acompanhado dos padrinhos e madrinhas.

A noite foi presidida pelo reitor José de Arimatea de Matos, que compôs a mesa juntamente com o vice-reitor José Domingues Fontenele Neto; o professor Matheus Fernandes de Araújo Silva, paraninfo geral das turmas; o diretor do Campus, professor Ricardo Paulo Fonseca Melo; professor Rodrigo Nogueira de Codes, pró-reitor de Graduação; os diretores Araken de Medeiros Santos e Daniel Freitas Freire Martins, respectivamente de Angicos e Caraúbas.

Após apresentação dos formandos, Dyego Magno Oliveira Souza, concluinte do curso de Tecnologia da Informação, subiu ao palco para prestar o solene juramento protocolar em nome de todos os formandos, que, de pé, com o braço direito estendido, declararam confirmação ao texto. O juramento antecede um dos momentos mais importantes da noite, a outorga de grau concedida pelo Reitor a um representante de cada um dos cursos em nome de todos os concluintes e solicitado simbolicamente pelo docente Antônio Nogueira Neto, de Engenharia Civil.

Monaliza Aparecida Soares, do curso de Ciência e Tecnologia, deu início às leituras dos discursos na condição de Oradora das Turmas. Usando a Teoria do Caos como metáfora, ela ilustrou a capacidade que pequenos atos têm de influenciar na vida de todos, como acontecera com os concluintes, na medida em que “os sussurros do passado que diziam ‘corra atrás, estude, siga em frente, vocês são capazes’ se tornaram furacões e mudaram nossas vidas”, exemplificou Monaliza.

Na sequência, o paraninfo, professor Matheus Fernandes, dividiu sua fala em agradecimento pela escolha do seu nome, destacou o sentimento de gratidão que, de certeza, tomava o coração dos pais e mães dos formandos, e concluiu se dirigindo aos formados e destacando a importância deles para o País. “O Brasil nunca precisou tanto de pessoas que pensam. O Brasil nunca precisou tanto de líderes, empreendedores, críticos, honestidade, cultura, pesquisadores, desbravadores e criadores. O Brasil nunca precisou tanto de vocês”.

A emoção da noite foi ainda maior para um grupo de concluintes que subiram ao palco para receber menção honrosa pelo excelente desempenho acadêmico ao concluírem a graduação com média final superior a 9. O professor Ricardo Paulo Fonseca Melo reconheceu o esforço e dedicação de todos e todas que se dedicaram e estavam, naquele momento, conquistando uma importante fase da vida.

Ele ressaltou a qualidade e os bons indicadores acumulados pela Ufersa ao longo de sua história, além dos profissionais, estrutura física e equipamentos à disposição da qualidade do ensino e serviços prestados à sociedade. “Desejo que cada um dos estudantes que encerra o curso de graduação hoje tenha sucesso na vida profissional e possa sentir o quanto a educação é importante para o crescimento pessoal, social e econômico do cidadão. Cada etapa da vida do estudante é mais importante, mas peço que guardem com carinho especial a Universidade. Zelem pelo nome da universidade pública”.

Os pais e mães presentes e aqueles já ausentes também receberam um momento de muitas emoções com a leitura dos discursos proferidos pelos estudantes João Vitor Gouveia Ricarte (Engenharia de Computação) e Ludmyla Nadja Moreira (Engenharia Civil), respectivamente. “Nossas escolhas agora dirão quem nós somos, mas, além disso, dirão como vocês nos criaram. Quer queira ou não somos reflexos de vocês”, enfatizou.

Por fim, o professor José de Arimatea de Matos encerrou a solenidade parabenizando os concluintes pelo sucesso em mais uma etapa na vida e desejou sucesso e prosperidade a todas e todos nos novos desafios que se aventam a partir de, agora, profissionais com um certificado de conclusão de um curso superior em uma universidade pública, federal, gratuita e de qualidade.