Emoção em dose dupla nas duas solenidades de colação de grau em Caraúbas

Formatura 5 de setembro de 2019. Visualizações: 1954. Última modificação: 05/09/2019 16:28:12

A solenidade de colação de grau no Campus Caraúbas fechou a maratona de cerimônias promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido para certificação dos concluintes do semestre 2019.1. E foi emoção em dose dupla devido a divisão dos cursos em duas cerimônias: primeiro, às 17h, colaram grau os concluintes das turmas Integral e Noturno do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia; logo na sequência, por volta das 19h30min, entraram os concluintes dos cursos de Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Letras Inglês e Letras Libras.

Nos dois momentos, a mesa de honra presidida pelo professor José de Arimatea de Matos, acompanhado pelo vice-reitor José Domingues Fontenele Neto e do paraninfo geral das turmas, o administrador Antônio Lucas Filho; o diretor do Campus, professor Daniel Freitas Freire Martins; o pró-reitor de Graduação da Ufersa, professor Rodrigo Nogueira de Codes; o diretor do Campus Pau dos Ferros e Angicos, respectivamente, os professores Ricardo Paulo Fonseca Melo e Araken de Medeiros Santos.

Em ambas as situações, os concluintes foram anunciados nominalmente para entrada no auditório lotado com a presença da comunidade acadêmica, padrinhos, madrinhas, familiares e amigos dos concluintes. Coube ao estudante Weverson da Silva Nery (CeT) e Carlos Júnior Medeiros Jales a incumbência de representar todos os formando no solene juramento. Na sequência, os concluintes Felipe Anderson Bandeira (CeT) e Genildo Agripino de Araújo (Libras) solicitaram, também em nome dos colegas, a outorga do grau.

Desse momento em diante, oficialmente os concluintes mudam o status para “formados”. Já na nova condição, Gleison Medeiros de Souza subiu ao palco para a leitura do seu discurso como orador oficial da solenidade. Ele relembrou as dificuldades naturais desse processo e, entusiasmado, destacou a capacidade de driblá-las: “não gostaríamos de apenas dizer um obrigado porque é muito simples, a gratidão que sentimos não poderia ser traduzida em apenas uma palavra. Nós somos gratos a todos aqueles que passaram por nossa vida. País, professores, colegas, sem vocês nada disso seria possível”.

Ao longo da noite, Gleison, que já foi convocado em um concurso para a área bancária, foi lembrado em vários momentos e por diferentes pessoas como exemplo de superação e, não por acaso, finalizou seu discurso citando uma máxima atribuída ao físico britânico Stephen Hawking – a quem o tem como um de suas maiores fontes de inspiração. Segundo ele, o físico proferira que não importa o quanto a vida possa ser ruim, sempre existe algo que você pode fazer e triunfar. “Enquanto há vida, há esperança”, conclui.

A noite prosseguiu igualmente emocionante com as palavras em homenagem aos pais e mães presentes e também com a mensagem deixada por Antônio Lucas Filho, administrador lotado no Campus Caraúbas. “Tantos são os exemplos, tantas são as vitórias, entretanto, é preciso clareza para perceber que estamos concluindo e, concomitantemente, sempre começando uma nova etapa, a qual também vai nos exigir dedicação, estudos, consciência… até porque a aprendizagem é um processo contínuo”, aconselhou o paraninfo.

Seu colega de campus, professor Daniel Freitas Freire Martins, diretor e anfitrião da noite, também corroborou com mensagem de otimismo quanto ao futuro que se ventila na vida de cada um dos novos profissionais formados na 12ª colação de grau em Caraúbas. “A educação pode até encontrar barreiras e não ser, algumas vezes, a precursora da mudança que tanto se deseja, mas, sem dúvidas, ela é o caminho mais acertado para que você possa mudar o seu “mundo”, a sua vida, e daqueles que você ama!”, diz ele, aconselhando: “nunca deixem que alguém tire a sua esperança!”.

Ao todo, 615 estudantes concluíram a graduação nos quatro Campi da Ufersa (Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró) no semestre de 2019.1. Na solenidade de Caraúbas, o reitor José de Arimatea de Matos reiterou o sentimento de felicidade da comunidade acadêmica. “Mesmo passadas dezenas de colações de graus, a emoção nunca é a mesma. Essa noite é de uma magnitude única para os concluintes, para os pais e para toda comunidade acadêmica. Desejo aos formandos que sejam bem-sucedidos – profissional e pessoalmente, bem como nos serviços que prestarão à sociedade”, desejou o reitor, enfatizando: “Vocês são vencedores!”.

CeT

2ª Cerimônia