Ufersa promove intensa programação em alusão ao Setembro Amarelo

Estudante, Saúde, Servidor 3 de setembro de 2019. Visualizações: 3711. Última modificação: 09/09/2019 09:45:29

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido adere, desde 2016, à Campanha Setembro Amarelo, voltada para a prevenção do suicídio. A iniciativa objetiva sensibilizar a comunidade acadêmica, bem como toda a sociedade para esse grave problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, anualmente, o suicídio é a causa da morte de mais de 800 mil pessoas no mundo e encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos. O Brasil é um país com taxas crescentes, apesar da escassez de indicadores epidemiológicos, corresponde a mais de 5% das mortes por causas externas.

A prevenção do suicídio é considerada um imperativo global. Neste foco, o Setembro Amarelo surgiu como uma campanha de ações educativas relacionadas ao conhecimento e à prevenção desse acontecimento. Na Ufersa, a campanha é uma ação conjunta da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – Proae e da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas – Progepe e, neste ano, a programação se estenderá durante todo o mês com atividades voltadas à promoção da saúde mental e à prevenção do suicídio no Ensino Superior.

A ação envolverá a distribuição de faixas e folders educativos sobre suicídio nos campi de Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró. No Campus Sede, haverá atividades voltadas ao cuidado com a saúde mental como estratégia de prevenção ao suicídio: Roda de Terapia, Massagem Relaxante, Auriculoterapia, Mindfulness, Yoga e Pilates. Para fechar a programação, no dia 26/09 haverá um Minicurso com a participação de profissionais de psicologia e psiquiatria da Ufersa, dialogando sobre a temática “Depressão, comportamento autolesivo e suicídio”.

A participação nas atividades terapêuticas ocorrerá mediante prévia inscrição, com vagas limitadas, tendo como público-alvo a comunidade acadêmica da Ufersa. Em relação ao Minicurso “Depressão, comportamento autolesivo e suicídio”, será uma ação aberta também à comunidade externa, com emissão de certificados e os interessados devem se inscrever pelo SIGAA em eventos de extensão.

INSCRIÇÕES PARA ATIVIDADES TERAPÊUTICAS:

Minicurso Depressão, comportamento autolesivo e suicídio: AQUI  Inscrição no Minicurso:TUTORIAL SETEMBRO AMARELO 2019 (2)

Roda de Terapia (servidores): AQUI

Massagem Relaxante (servidores): AQUI

Auriculoterapia (servidores): AQUI

Oficina de Mindfulness (comunidade acadêmica): AQUI

Auriculoterapia (discentes): AQUI

Massagem Relaxante (discentes): AQUI

Pilates Solo (comunidade acadêmica): AQUI

Aulão de yoga (comunidade acadêmica): AQUI

Conheça mais sobre a prevenção e a educação sobre o suicídio navegando no site da campanha. Torne-se um agente de mudança. Participe dessa campanha!

PSICOLOGIA – O Serviço de Psicologia da Ufersa está à disposição dos estudantes e servidores nos quatro campi e desenvolve ações como: atendimento psicológico individual; atividades de prevenção e promoção à saúde; atuação nas ações de permanência dos discentes; avaliação e acompanhamento psicossocial dos servidores ativos e inativos da instituição; grupos terapêuticos; orientação a discentes, docentes e familiares; orientação de estudos; plantão psicológico e roda de terapia.

Para participar das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia, os interessados devem entrar em contato com o setor responsável em cada campus.