Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa Mossoró diploma 326 profissionais em 21 cursos

Formatura 2 de setembro de 2019. Visualizações: 2658. Última modificação: 02/09/2019 15:16:31

Com os concluintes 2019.1, a Ufersa ultrapassa a marca dos mais de 6 mil profissionais formados após a transformação da Esam em Universidade/Foto: Eduardo Mendonça

O espaço do Expocenter lotado, em Mossoró, para celebrar a formatura dos concluintes 2019.1 da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Um dia marcante na vida de 326 jovens que deixam a Universidade para se tornarem profissionais. A solenidade realizada na noite de sábado, 31, reuniu familiares e amigos que foram prestigiar a conquista do diploma de nível superior. O professor Francisco Xavier de Oliveira Filho foi escolhido pelos formados como o paraninfo das turmas.

Ao se dirigir aos concluintes, o paraninfo, professor Francisco Xavier, destacou a igualdade e o combate ao preconceito/Foto: Eduardo Mendonça

Em seu discurso, ao se dirigir aos afilhados, o professor Xavier destacou a igualdade e o combate ao preconceito. “É inaceitável que em pleno século XXI, ainda possamos a conviver com inspirações machistas, homofóbicas, racistas”, pontuou. No campo profissional, o paraninfo ressaltou as adversidades existentes no campo profissional, aconselhando aos formados enfrentar a nova etapa com disposição para encarar os desafios pelo lado bom. “Cheguem com aquele sorriso largo, confiante e otimista de quem sonha brilhar com um futuro de sucesso e de bem querer”, afirmou.

O paraninfo também destacou a garra dos estudantes que em muito tem ensinado ao espaço universitário. “Com vocês, todos nós que compomos esse templo de estudo e saber, muito temos aprendido […] aprendemos pelas dúvidas suscitadas, pelos questionamentos que nos impulsionam a pensar, a pesquisar, a estudar”, exemplificou, ressaltando a inteligência, a ousadia e a corajosa rebeldia reivindicam transformação. Ao finalizar, o professor Xavier ressaltou que não é apenas o diploma que trará sucesso profissional. “O que nos torna preparados para o exercício profissional são as nossas ideias, são os nossos conhecimentos adquiridos nesses anos de estudo”. Ao agradecer a escolha como paraninfo das turmas, definiu como a maior honraria recebida como professor da Esam/Ufersa.

A oradora das turmas, Jayny Myrelle, do curso de Agronomia, trouxe a reflexão do que é ser estudante/Foto: Eduardo Mendonça

Concluintes prestam juramento/Foto; Eduardo Mendonça

Ao falar em nome dos demais formados, a oradora das 21 turmas Jayny Myrelle Chagas de Freitas, do curso de Agronomia, trouxe a reflexão do que é ser estudante que não culmina com a formatura. “É estar em contínua busca do aprimoramento dos nossos conhecimentos […] É querer transformar e ser protagonista”, ressaltou, relatando ainda das dificuldades da vida acadêmica. “Não foi fácil chegar até aqui, se exige muito, renúncias tivemos que fazer, mas esse dia chegou e é nosso”, proclamou a oradora. Ao concluir indagou para a importância da manutenção da universidade pública e gratuita. “Tivemos a oportunidade de cursar uma universidade federal, mas será que os nossos filhos, sobrinho e netos, terão essa mesma oportunidade?”, questionou a oradora apelando para uma educação superior ao alcance de todos, independentemente da classe social, cor, orientação sexual. “A todos, sem distinção”. Frisou.

Com os concluintes 2019.1, a Ufersa ultrapassa a marca dos mais de 6 mil profissionais formados pela instituição após a transformação da Esam em Universidade. Uma marca que comprova a importância da instituição para toda a região do semiárido potiguar. “Essa formatura é resultado de muitos esforços, de vocês como estudantes e de seus pais também”, ressaltou o reitor José de Arimatea de Matos, acrescentando que, com a diplomação, a Ufersa passa a marcar a vida dos concluintes. O reitor também ressaltou a formação cidadã que a Universidade oferece e frisou que a Ufersa estará de portas abertas para o retorno dos formados nos cursos de pós-graduação.

Ao saudar os concluintes, o reitor, José de Arimatea, ressalta a importância da instituição para toda a região do semiárido potiguar/Foto: Eduardo Mendoçça

Paulo Henrique/Ecologia/Foto: Eduardo Mendonça

FORMADOS – O foco na pós-graduação é uma realidade na maioria dos graduados. Alguns já terminam o curso com a vaga garantida como é o caso do ecólogo, Paulo Henrique da Silva Leite, de Baraúna. “A Ufersa é a minha vida e hoje é uma realização, uma prova que passamos por tudo e que valeu muito a pena”, confessou.

Aldefran Silva/Educação do Campo/Foto Eduardo Mendonça

Já atuando como professor em Upanema, a sua cidade natal, o licenciado em Educação do Campo, Aldefran Aderson da Silva, definiu a formatura como mais um degrau da vida objetivando alcançar outros desafios. “Um sonho que achava inalcançável e que hoje se torna realidade”. Aldefran foi um dos concluintes agraciados com a comenda de menção honrosa pelo excelente desempenho na graduação e que vai tentar o mestrado.

Para o concluinte de Zootecnia, Vitor Augusto Lopes Nunes, de Mossoró, o momento é de festejar o fim de um ciclo e o ingresso no mercado de trabalho. Com emprego garantido, o zootecnista considerou a formatura como “um momento especial para os estudantes e seus familiares, após anos de estudos, pesquisas e seminários”, comentou.

Já o engenheiro civil Antônio José Cruz de Araújo, de Russas, no Ceará, busca oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. “Sempre quis ser engenheiro civil, então, é a realização de um sonho”, expressou elogiando também o corpo docente do curso.

Iana Lívia/Engenharia Química

Quem também aguarda oportunidade para ingressar no mercado de trabalho é a engenheira química, Iana Lívia de Oliveira Castro. “Termina o curso é uma sensação muito gratificante, principalmente, um curso que é bem reconhecido pela formação que oferece”. Iana destacou a capacitação técnica dos docentes voltada para as diversas áreas da química, bem como a atenção que é dada aos estudantes. “A minha expectativa é de um futuro promissor, vamos torcer que a situação do país melhore para que se possa abraçar com emprego os que estão saindo da universidade”, considerou.

Roberto Batista/Direito/Foto: Eduardo Mendonça

“Marca uma vitória concluída com êxito”, definiu o médico veterinário André Gustavo Alves Holanda. O cearense de Aracati, afirmou que vai buscar aperfeiçoamento com a residência médica. “A Ufersa oferece esse caminho”, adiantando ainda que estuda algumas propostas de trabalho.

Sendo o primeiro da família a concluir o ensino superior, o bacharel em Direito, Roberto Batista de Medeiros Júnior, classificou a formatura como “momento único que vai lembrar por toda a vida”. O advogado elogiou o curso da Ufersa que tem se destacado a nível nacional pelo índice aprovações no exame da OAB. “Tenho algumas propostas para atuar em escritórios de advocacia, então, pretendo trabalhar e também continuar estudando para pós-graduação”, afirmou.

 

Momento em que o reitor José de Arimatea outorga do grau de formados aos concluintes 2019.1 da Ufersa Mossoró/Foto: Eduardo Mendonça