Ufersa e Uern em parceria com escolas de natação de Mossoró e Assú participam da 49ª Copa Potiguar

Esporte 29 de agosto de 2019. Visualizações: 879. Última modificação: 29/08/2019 13:46:34

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em parceria com escolas de natação de Mossoró e Assú, participaram da 49ª Copa Potiguar de Natação das categorias pré-mirim a sênior na piscina olímpica do Complexo Educacional Henrique Castriciano, em Natal, no último dua 24 de agosto.

O evento comemorativo de aniversário da Federação Aquática Norteriograndense FAN foi composto por 92 provas e contou com mais de 300 nadadores inscritos de todo o Estado. A delegação foi composta pelo professor Adalberto Veronese (LADA/UERN), professor Gustavo Henrique Gonzaga da Silva (Ufersa), professor Roberto Fagundes (Roberto Fagundes Escola de Natação) e 11 crianças e adolescentes entre seis e 13 anos.

A participação neste evento se deu graças ao apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Ufersa, que investiu na vinculação da Universidade junto a FAN e vem apoiando o trabalho realizado no projeto de extensão intitulado “Programa de Atividades Aquáticas da Ufersa” que conta com a coordenação do professor Gustavo Silva e a participação do técnico desportivo Armando Gomes e do professor Adalberto Veronese, coordenador do Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático da UERN.

Segundo o professor Adalberto, somaram-se as crianças que nadam neste projeto, outras que se destacaram na II Etapa do Festival de Natação da UERN ocorrido neste mês na piscina da Ufersa. Além dos destaques individuais, dentre as 15 instituições não federadas participantes, a Ufersa foi campeã na categoria Mirim e Vice-Campeã geral por equipes.

O Professor Gustavo Silva, em entrevista com a TVFAN, ressaltou a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pela duas universidade em parceria com as escolas de natação e de ver as crianças evoluindo e se divertindo, participando em eventos de natação deste porte, que é o mais competitivo e tradicional do Rio Grande do Norte. O professor ressalta ainda que nos dias 20 e 21 de setembro, a nadadora Beatriz Soeiro participará do Festival Norte-Nordeste de Clubes – Troféu Kako Caminha, que ocorrerá nesta mesma piscina do Henrique Castriciano em Natal. O evento é o mais importante das regiões Norte e Nordeste para os nadadores das categorias Mirim e Petiz.

Destaques da delegação e o resultado final da equipe

• Pré-Mirim
João Vinícius: Conquistou o Troféu Eficiência e foi medalha de ouro nos 50m nado Borboleta e 50m nado Costas e bronze nos 50m nado Livre.
• Mirim
Beatriz Soeiro e Silva: Conquistou o Troféu Índice Técnico, tendo sido a nadadora mais eficiente de sua categoria (maior pontuadora), conquistando três medalhas de ouro nos 50m nado livre, 50m nado borboleta e 100m nado Livre e bronze nos 50m nado Costas.
Raul Alves Gonçalves: Bronze no 50m nado Borboleta;
Gabriel de Carvalho: Bronze no 50m e 100m costas;
Beatriz Soeiro e Silva, Raul Alves Gonçalves, Felipe Lima e Gabriel de Carvalho: Vice-campeões no revezamento 4x50m nado Livre Misto.

Mais informações sobre o evento da página da FAN.