Projetos “Rota do Cordeiro Potiguar” e “Rota do Mel da Jandaíra” são lançados na Festa do Bode

Extensão, Pesquisa 17 de agosto de 2019. Visualizações: 1563. Última modificação: 17/08/2019 09:47:57

Comitiva da Ufersa e parceiros presentes na Festa do Bode 2019 / Foto Assecom Ufersa

A Ufersa aproveitou a programação da Festa do Bode 2019 para fazer o lançamento de dois grandes projetos que devem estimular a pesquisa e o mercado agropecuário local. Frutos de uma parceria técnica entre a Coordenação Geral de Sistemas Produtivos e Inovativos, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e a Universidade, os projetos da Rota do Cordeiro Potiguar e Rota do Mel da Jandaíra foram apresentados à comunidade oficialmente nesta sexta, dia 16.

Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea, ao lado da professora Patrícia Lima, do representante do Ministério do Desenvolvimento Regional, Samuel Castro, da professora Kátia Gramacho e do vice-reitor José Domingues / Foto Assecom Ufersa

Movimentação nos estandes da Ufersa / Foto Assecom Ufersa

A Rota do Mel da Jandaíra será contemplada com ações de diagnóstico da cadeia, capacitação, assistência técnica, certificação de origem ou indicação geográfica, além de marketing, propaganda, entre outras ações. Já no âmbito da Rota do Cordeiro Potiguar, serão realizadas assistência técnica e mercadológica otimizando os recursos produtivos e promovendo a sustentabilidade hídrica dos sistemas de produção.

Os dois projetos receberam recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano. Segundo o coordenador nacional da Rota do Mel e vice-coordenador da Rota do Cordeiro, Samuel Castro, que esteve presente no lançamento, estão sendo investidos, por meio de TED (Termo de Execução Descentralizada), R$ 500 mil para a Rota do Cordeiro e mais R$ 500 mil para a Rota do Mel.

“O Ministério lançou em 2011 as rotas do cordeiro em todas as macrorregiões do Brasil e percebeu que com a criação dessas rotas, em alguns lugares, teve desenvolvimento da agricultura familiar, da produção local. A nossa pretensão é gerar renda que possa melhorar a qualidade de vida das pessoas, dos produtores, e também melhorar a qualidade dos produtos da região e valorizar a cultura”, explicou Samuel.

“Nós recebemos esses dois projetos com muito entusiasmo, afinal é pesquisa e incentivo para duas cadeias importantes da nossa agropecuária. A Ufersa, por meio dos nossos pesquisadores, professores e bolsistas, vai contribuir muito para o fortalecimento das duas rotas. Estamos otimistas e acreditamos que ambos projetos serão sucesso”, explicou o reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, que também esteve presente no lançamento.

Da Ufersa, além do reitor, marcaram presença no evento, o vice-reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, o professor Jean Berg Alves. Professores e estudantes da área das ciências agrárias também acompanharam o lançamento.

UFERSA NA FESTA DO BODE – Por mais um ano, a Ufersa está presente na Festa do Bode com estandes e oferecendo cursos e palestras para produtores. A Universidade é a responsável pela parte científica do evento e também pelas capacitações. No pavilhão principal, o visitante poderá conferir projetos e ações dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Zootecnia, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca. Também estão em exposição os trabalhos das Empresas Juniores da área das agrárias e o projeto “Sertão Goumert”, que apresenta diferentes produtos feitos a base do cordeiro.

Ainda na programação foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Mossoró e a Ufersa para a execução do Serviço de Inspeção Municipal. Pelo convênio, os produtores credenciados no Serviço precisam fazer, entre outros procedimentos, o controle de qualidade dos alimentos e esse controle será feito nos laboratórios da Universidade.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, professor Jean Berg Alves, cada alimento será destinado a um laboratório diferente. O convênio estabelece que a Prefeitura repasse um recurso anual para a Ufersa de forma que a Universidade possa fazer a manutenção dos seus laboratórios de pesquisa de origem animal e, assim, permitir que a instituição realize as análises da inspeção.

Momento da Assinatura do convênio para o Serviço de Inspeção Municipal. Parceria entre Ufersa e Prefeitura de Mossoró
Estande da Agronomia
Estande da Engenharia Florestal