Estudantes de Engenharia Elétrica conhecem Subestação da Chesf

Ensino 15 de agosto de 2019. Visualizações: 1917. Última modificação: 15/08/2019 09:51:54

A visita foi realizada pelos alunos das disciplinas de Subestação de Energia e, Proteção de Sistemas, do curso de Engenharia Elétrica do Campus Mossoró/Foto: Cedida

Uma visita técnica possibilitou aos estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido conhecer à Subestação de Energia Elétrica, Mossoró IV. A subestação pertence à Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf, e se encontra no município de Tibau. A subestação é responsável pelo fornecimento de energia da região e um potencial provimento de futuras conexões de parques eólicos na Costa Branca.

A visita foi realizada pelos alunos das disciplinas de Subestação de Energia e, Proteção de Sistemas, do curso de Engenharia Elétrica do Campus Mossoró. Segundo o professor, Humberto Dionísio, o objetivo da visita técnica foi demonstrar, in loco, todas as instalações, os procedimentos de manutenção e aspectos de segurança nas atividades de operação. Além do professor Humberto Dionísio de Andrade, acompanhou a visita técnica o professor Herick Talles Queiroz Lemos, sob a supervisão do funcionário da Chesf, Ewerton.

“É importante salientar essa modalidade de Subestação é uma das mais modernas do sistema de transmissão da Chesf no Brasil, sendo totalmente automatizada, ou seja, todos os comandos em nível de operação são realizados de forma remota e com acompanhamento on line e em tempo real” afirmou o professor Humberto Dionísio. Essa foi à primeira fez que uma Universidade Federal, em especial um Curso de Engenharia Elétrica, realiza uma visita técnica na Subestação de Energia Elétrica.