Estudantes de Direito visitam a Penitenciária Federal de Mossoró

Ensino 15 de agosto de 2019. Visualizações: 1433. Última modificação: 15/08/2019 09:07:42

A visita, que aconteceu nesta quarta-feira, partiu da disciplina de Sociologia Jurídica, foi uma iniciativa do Centro Acadêmico Marcos Dionísio/Foto: Cedida

Um grupo de estudantes do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido visitou as instalações da Penitenciária Federal em Mossoró/RN, um dos cinco presídios de segurança máxima existentes no Brasil. A visita, que aconteceu nesta quarta-feira, partiu da disciplina de Sociologia Jurídica, tendo sido organizada pela discente Nayara Rayane Barros Pinto, do Centro Acadêmico Marcos Dionísio (CAMAD), da Coordenação do Curso e do Juiz Federal Corregedor da unidade prisional, com o apoio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade.

A experiência proporcionou um contato prático dos discentes com a rotina de funcionamento do sistema prisional de segurança máxima brasileiro. “Segurança é a melhor palavra para definir nossa visita à penitenciária. Durante nossa vivência fomos contemplados com a certeza que aquele ambiente estava sendo protegido da melhor forma possível. Além disso, saímos de lá com a palavra ‘possibilidade’ em nossas mentes – não só pelos convites de retornamos seja como alunos ou profissionais, no futuro – como também, pelo fato de numa população carcerária de mais de 100 apenados, cerca de 90% estarem envolvidos em algum projeto disponibilizado pelo setor pedagógico é, no mínimo, esperançoso”, pontuou a acadêmica de Direito da Ufersa Raissa Alves, Diretora Executiva do CAMAD.

O servidor Antônio Frankliney Viana Faustino, técnico-administrativo da Ufersa e advogado, destacou o alto nível de segurança das instalações da penitenciária federal e a rigidez dos protocolos operacionais dos agentes penitenciários que lá trabalham. Frankliney também acentuou que pôde constatar juntos aos universitários do Curso de Direito o desejo de poder contribuir com o aprimoramento das condições de manutenção carcerária dos apenados do sistema prisional brasileiro.

Para o Juiz Corregedor da Penitenciária Federal de Mossoró, Dr. Orlan Donato Rocha, os discentes demonstraram um significativo interesse em conhecer o equipamento prisional, bem como os seus protocolos de segurança. Com isso, o Curso de Direito da Ufersa ressalta o seu compromisso de fortalecimento de vínculos, por meio da atuação dos seus corpos docente, discente e técnico-administrativo, com as demais instituições públicas existentes em Mossoró/RN.