Ufersa conquista medalhas em etapa do II Festival de Natação

Esporte, Extensão 14 de agosto de 2019. Visualizações: 800. Última modificação: 14/08/2019 09:20:15

Ufersa conquista medalhas na segunda fase do Festival de Natação. Foto: Cedida.

A Ufersa sediou a segunda fase do Festival de Natação que aconteceu no último sábado, 10 de agosto, no Campus Sede, em Mossoró. O evento foi organizado pelo professor Adalberto Veronese (UERN) em parceria com escolas, clubes e universidades de Mossoró e região e contou com 173 inscritos de 13 instituições do Rio Grande do Norte. Durante o período da manhã, as competições foram do juvenil ao máster e no período da tarde do mini-mirim ao infantil, com a faixa etária entre dois e 60 anos de idade. A equipe da Ufersa foi representada por 18 atletas entre professores, alunos, filhos de servidores e integrantes da comunidade local. Além do número histórico de inscritos, também ocorreram diversas quebra de recordes, com a equipe da Ufersa sagrando-se campeã do revezamento 4x50m medley e conquistando dezenas de medalhas de ouro, prata e bronze nas provas individuais.

Segundo o professor Gustavo Henrique Gonzaga Silva, responsável pela equipe de natação da Ufersa, o evento faz parte das atividades propostas no Projeto de extensão intitulado “Programa de Atividades Aquáticas da Ufersa”, que conta com o apoio da Proae e que visa: criar um programa diferenciado de atividades físicas para professores, técnicos administrativos, alunos e comunidade em geral; fortalecer a equipe de natação máster e criar equipes de outras categorias mais jovens para aumentar a representatividade de nadadores de Mossoró e região nas competições promovidas pela Federação Aquática Norte Riograndense e fortalecer o processo de formação de um programa de saúde e qualidade de vida através da natação e da hidroginástica. Atualmente, a Ufersa é a única instituição do interior do estado que está vinculada a Federação Aquática Norteriograndense (FAN), o que proporciona condições para que nadadores, desde o mirim até máster, possam participar dos principais eventos de natação do estado.

O próximo evento importante será a Copa Potiguar que ocorrerá em Natal no dia 24 de agosto e que receberá atletas de todo o Rio Grande do Norte. Esta competição é a maior do estado em termos quantitativos, visto que é a única que permite que nadadores federados e não federados nadem juntos, destaca o professor Gustavo Silva. A equipe da Ufersa pretende estar representada nesta competição com nadadores das categorias mirim até a sênior.