Ufersa Caraúbas realiza Exposição em Libras

Inclusão 14 de agosto de 2019. Visualizações: 1207. Última modificação: 14/08/2019 10:00:34

O Campus Caraúbas da Universidade Fedral Rural do Semi-Árido realiza nesta quarta-feira, 14, a I Exposição de Cordéis em Libras da UFERSA. A iniciativa é da disciplina Leitura e Produção de Textos, do curso Letras Libras, ministrada pelo professor Francisco Ebson Gomes. A exposição vai acontecer a partir das 19h, no Bloco de Professores II, no Campus Caraúbas.

“Pensamos nessa proposta, que até agora é inovadora pelas nossas pesquisas, para conseguirmos a produção desse gênero em detrimento da cultura surda e da criação, sendo um passo para a construção de um gênero emergente para e na cultura surda. Traçamos as métricas e rimas com alguns processos na sinalização, a rima na poesia da língua de sinais foi incorporada nesse sentido com as configurações de mãos, com rimas simétricas. A métrica com composição de seis léxicos/sinais/classificadores por verso em sextilhas”, afirma o professor. Ainda segundo Ebson Gomes os alunos da disciplina produziram cordéis com temas diversos como: a vida do nordestino, a luta da mulher, negritude, amor, entro outros.