Iniciação à prática empolga estudantes de Agronomia

Ensino 14 de agosto de 2019. Visualizações: 2494. Última modificação: 14/08/2019 10:23:29

No decorrer do semestre os estudantes aprenderam a preparar o solo, trato com as sementes, plantação e outros tratos culturais/Foto: Assecom/Ufersa

Graças a uma parceria interna entre o curso de Agronomia e o Setor de Mudas, ambos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, os estudantes do primeiro semestre, mais especificamente da disciplina introdução à agronomia, estão tendo a oportunidade de sair do ambiente de sala de aula para atividades práticas. A ideia já apresenta resultados positivos com a grande maioria dos estudantes concluindo a disciplina com avaliação acima da média.

Elizângela Cabral, Professora de Introdução a Agronomia/Foto: Assecom

“É interessante porque os alunos começam a ter a vivência com algumas atividades do próprio curso como, por exemplo, o plantio, e também passam a conhecer os termos técnicos da área”, informa a professora da disciplina Elizangela Cabral. A atividade prática vem sendo realizada numa área do Setor de Mudas, localizada no lado Leste, da Ufersa Mossoró. A professora adiantou que o trabalho terá continuidade com os estudantes da próxima turma. “A ideia é dá continuidade com o plantio, finalizando com a colheita a cada fim de semestre”, pontuou. Com essa turma pioneira, os estudantes já estão cientes da colheita no retorno das aulas.

Outra vantagem é que os estudantes não precisam sair do espaço do campus universitário para realizar a prática. “A agronomia é fundamentalmente um curso prático, então, quanto mais rápido acontecer melhor. Essa iniciativa vai ajudar mais adiante o estudante for desenvolver atividades de campo e os estágios que são exigidos pelo curso”, considerou o coordenador do Setor de Mudas, o agrônomo Giorgio Mendes. O coordenador adiantou que após a conclusão da disciplina, os estudantes que queiram continuar na atividade de forma voluntária serão bem vindos.

No decorrer do semestre os estudantes aprenderam a preparar o solo, trato com as sementes, plantação e outros tratos culturais como podas, tutoriamento, capinas, amontoa, entre outras. Além da implantação de um sistema básico de irrigação. Nesse semestre os estudantes realizaram o plantio de culturas como beterraba, tomate cereja, cenoura, berinjela, alface, coentro e rúcula. Além das frutíferas: acerola, amora, pinha e goiaba.

“Essa introdução à prática é muito importante; conhecer e colocarmos a mão na massa tem sido muito gratificante, pois vai mais além que a sala de aula oferece. Abre caminhos para que o estudante possa conhecer melhor a profissão de agrônomo”, afirmou o estudante Emanuel Felipe Oliveira da Costa. Segundo o estudante, a iniciativa oportunizou o primeiro contato dele com a agricultura dentro da Universidade. Para a estudante Maria Juliana Oliveira da Silva, a prática facilita no entendimento dos conhecimentos teóricos. “Estamos aprendendo como devemos plantar várias culturas. São muitos conceitos teóricos e, realmente não esperava ter a parte prática já no início do curso, tem sido muito bom porque estamos aprendendo muita coisa sobre plantio, irrigação, cuidados com as hortaliças”, afirmou a futura engenheira agrônoma.