Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Fórum Permanente discute a influência humana na alimentação de peixes pelágicos

Pesquisa 14 de agosto de 2019. Visualizações: 1148. Última modificação: 14/08/2019 12:18:55

O Fórum Permanente sobre Meio Ambiente, promovido periodicamente pelo Programa de Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade – PPGATS da Ufersa, irá se reunir para mais uma edição, desta vez, no próximo dia 21 de agosto, às 10h, no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG, localizado no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró.

Para este encontro, será apresentada a palestra “Influência humana na alimentação de peixes pelágicos”, pelo professor Guelson Batista da Silva. A palestra traz à tona um problema muito pouco discutido, mas que vem ganhando cada vez mais atenção por parte do meio científico, que é a influência humana na alimentação de organismos aquáticos, com destaque para os peixes. Tal influência pode ocorrer de diferentes formas e pode acarretar graves consequências, tanto para os próprios peixes, quanto para os organismos que venham a se alimentar dos mesmos, incluindo os seres humanos. Na oportunidade serão apresentados os resultados oriundos de mais de 8 anos de estudos sobre a dieta e estratégia de alimentação de diversas espécies de peixes de águas oceânicas, onde foram encontrados diferentes tipos de materiais de origem orgânica e sintética.

O Fórum é coordenado pelo professor Francisco Marlon Carneiro Feijo com a colaboração dos professores Elís Regina Costa de Morais, Nilza Dutra Alves, Ana Carla Diógenes Suassuna e Ricardo Henrique de Lima Leite. O Fórum é um evento que visa discutir temas diversos e atuais sobre ambiente, bem com congregar pessoas para análise de problemas locais sobre ambiente. O projeto teve início no ano de 2017 e segue até os dias atuais.

Sobre o palestrante – O professor Guelson Batista da Silva é graduado em Engenharia de Pesca (2001), com mestrado em Ciências Marinhas Tropicais (2005) e doutorado em Engenharia de Pesca (2013), pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ocupa o cargo de professor Adjunto III na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), sendo responsável pelo Laboratório de Tecnologia e Oceanografia Pesqueira, vinculado ao Centro de Estudos em Pesca e Aquicultura Sustentável do Semiárido (CEPAS). Atua como membro do Sub-Comitê Científico do Comitê Permanente de Gestão dos Atuns e Afins (SCC-CPG Atuns e afins). Atuou como membro pesquisador do Grupo de Estudo de Elasmobrânquios do Ceará (ELACE), desenvolvendo pesquisas sobre a biologia e pesca de elasmobrânquios, com destaque para as raias da família Dasyatidae. Recentemente, tem atuado principalmente nas áreas de tecnologia pesqueira e biologia de recursos pesqueiros, com ênfase no estudo de biologia e pesca de atuns e afins associados a dispositivos atratores de peixes. Possui experiência na participação em pesquisas de grande relevância, tais como o Programa REVIZEE, onde atuou no desenvolvimento de estudos sobre prospecção de recursos demersais com espinhel de fundo, a bordo do B. Pq. Prof. Martins Filho do LABOMAR/UFC e o Programa de Marcação e Recaptura de Atuns no Oceano Atlântico (AOTTP), financiado pela Comissão Internacional para a Conservação do Atum do Atlântico (ICCAT), participando dos cruzeiros de marcação e dos procedimentos de recaptura em Areia Branca/RN.