Saúde emocional é tema da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Saúde 5 de agosto de 2019. Visualizações: 668. Última modificação: 05/08/2019 17:58:15

Servidores efetivos e terceirizados da Universidade Federal Rural do Semi-Árido participam a partir desta segunda-feira, 05, da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT. A abertura aconteceu no Auditório Amâncio Ramalho, com a palestra da jornalista Mirella Ciarline, jornalista com especialização em psicologia, sobre Saúde Organizacional: como anda a sua saúde emocional no trabalho? A saúde emocional é caracteriza pela capacidade de controlar os comportamentos cotidianos. Antes, o estudante de música da UERN, Severo Ricardo, recebeu os participantes com o melhor do forró no ritmo da sanfona.

“O tema do II SIPAT nos remete a tratar a saúde de forma ampla a partir da saúde emocional e os seus reflexos no ambiente de trabalho”, justificou o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Isaú Castro. Para o engenheiro de trabalho da Ufersa, Eriberto Mendes, o tema é de grande importância uma vez que a organização da saúde perpassa pelo lado cognitivo, podendo também contribuir para a prevenção de acidentes de trabalho.

Durante a abertura, o vice-reitor da Ufersa, professor José Domingues, ressaltou a preocupação da instituição com as questões emocionais dos servidores. “A Universidade precisa ampliar essa discussão para que os servidores se sintam mais confortáveis nos seus ambientes de trabalho” pontuou Domingues. Já o reitor professor, José de Arimateia, parabenizou a equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas que mais uma vez trouxe a discussão de um tema de grande importância para a saúde mental dos servidores. Os cuidados com a saúde emocional pode levar a prevenção de conflitos no ambiente de trabalho, além de distúrbios psicológicos como ansiedade e a depressão.

OFICINAS – A programação da II SIPAT conta ainda com três oficinas. Na terça-feira, 06, a partir das 8h30, na Sala 21 do Prédio da Pós-Graduação, será ministrada a oficina: Acidentes com animais peçonhentos, tendo como instrutor Dr. Rafael Fernandes de Queiroz Neto. O objetivo é reconhecer os principais animais peçonhentos, medidas de prevenção e combate à animais peçonhentos e primeiros socorros diante de acidentes aos servidores que realizam trabalhos em campo expostos ao risco.

Na quarta-feira, 07, também a partir das 8h30, no Prédio da Pós-Graduação, a oficina: Posturas para Trabalhar e o Trabalho na Posição Sentada, tendo como instrutor o médico da Ufersa, José Giliano Carlos de Freitas. A oficina visa mostrar a importância da ergonomia para a saúde do servidor como forma de prevenir e solucionar os problemas causados pela postura sentada e mau uso dos móveis e equipamentos.

E na quinta-feira, dia 08, também às 8h30, no Laboratório de Biotecnologia Aplicada, a oficina: Doenças Infecto-Parasitárias Biossegurança em Laboratórios, com a Instrutora Ana Carla Diógenes. O objetivo é entender os conceitos básicos de biossegurança, os níveis e principais riscos para laboratórios. Assim como, as principais leis que regem essa biossegurança no Brasil.