Novos consultórios Odontológico e de Nutrição começam a funcionar na Ufersa

Assistência Estudantil, Estudante, Gestão 5 de agosto de 2019. Visualizações: 2198. Última modificação: 05/08/2019 19:14:08

Entre os serviços, o novo consultório odontológico da Ufersa Mossoró vai oferecer raspagem, profilaxia, aplicação tópica de flúor, orientação preventiva, restauração, extração simples e atendimento de urgência odontológica / Foto Assecom Ufersa

A Ufersa, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, entregou à comunidade acadêmica os novos consultórios odontológico e nutricional da Universidade em Mossoró. As novas salas ficam no térreo do prédio da Reitoria e foram totalmente recuperadas para atender de forma mais ampla e confortável os alunos. A Ufersa investiu também em equipamentos e utensílios, como cadeiras e todo material necessário para os procedimentos básicos da odontologia.

“Aqui iremos oferecer um atendimento básico aos nossos alunos com serviços de raspagem, profilaxia, aplicação tópica de flúor, orientação preventiva, restauração, extração simples e atendimento de urgência odontológica”, explicou a dentista da Ufersa, Danielle Christina Lino Leal que vai trabalhar em conjunto com o auxiliar de saúde, Bruno Maxmiliano Filgueira de Moura.

Matias Dantas, aluno da Agronomia recebendo os cuidados odontológicos na Ufersa / Foto Assecom Ufersa

Ainda segundo a Proae, os atendimentos serão voltados nesse primeiro momento aos alunos residentes nas vilas masculina e feminina da Ufersa em Mossoró. A meta é atender uma média de 70 alunos por mês. As consultas irão acontecer por agendamento que pode ser feito na própria página da PROAE. A exceção é para as urgências odontológicas.

Nos casos de dor de dente intensa, inchaço no rosto e fraturas dentárias não é necessário fazer o agendamento. Nessas situações, basta o estudante procurar o consultório odontológico nos horários disponíveis para receber orientação ou tratamento que poderão ser realizados no mesmo dia, de acordo com a prioridade.

Os pró-reitores de Assistência Estudantil da Ufersa, a professora Vânia Porto, e o administrador, Júlio César Rodrigues, falaram da importância que os novos consultórios irão gerar para os alunos que moram nas residências da Ufersa. Segundo a PROAE, todo esforço será na prevenção das principais doenças que afetam a cavidade bucal através de orientações individuais sobre saúde, hábitos alimentares e de higiene. Matias, estudante do 4º período de Agronomia, aprovou a novidade e já experimentou os serviços nesse primeiro dia de atendimento. “A palavra é gratidão nesse momento. Aqui temos muitos estudantes que não têm condições de ir para o dentista, nem de fazer procedimentos básicos e esse consultório vai ajudar muito”, comentou o aluno.

A entrega dos novos consultórios foi acompanhada pelo reitor, o professor José de Arimatea de Matos, e também pelo vice-reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto. Ambos agradeceram o empenho da equipe da PROAE na organização do novo espaço e parabenizaram os alunos pela conquista. “A nossa missão é oferecer um serviço de qualidade, uma atenção de qualidade para que os nossos alunos tenham as condições de permanecer na nossa universidade. O que a gente puder oferecer de infraestrutura a gente está tentando fazer”, comentou Domingues.

O reitor Arimatea aproveitou o momento para fazer um balanço do que foi feito na assistência estudantil nos últimos 7 anos. “Quando assumimos a gestão, só contávamos com 400 refeições por dia, hoje temos até 3.600 refeições sendo servidas diariamente nos 4 campi ao custo de R$ 2,50 o almoço e R$ 2,00 o jantar. Tínhamos 360 moradias, hoje temos 840. E agora vamos entregar a Residência de Angicos e recuperar a Vila Masculina de Mossoró. O projeto deve ir em breve para a licitação com recursos já garantidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil, o PNAES”, informou o reitor.

Neidjany Patrícia Lima, nutricionista da Ufersa / Foto Assecom Ufersa

SERVIÇO DE NUTRIÇÃO – Além do consultório odontológico, a PROAE também entregou o consultório para atendimento nutricional tendo a frente a profissional nutricionista Neidjany Patrícia Lima Torres. Da mesma forma que acontece com o serviço odontológico, os atendimentos para a nutricionista também serão agendados por meio de formulário disponível na página da Pró-Reitoria.

Entre as atribuições, o serviço de nutrição da Ufersa fiscaliza as refeições do Restaurante Universitário – RU e Cantina (lado oeste); acompanha e gerencia o número de alunos beneficiados com o usufruto do RU e presta assistência nutricional individualizada aos alunos. A consulta consiste em uma avaliação do paciente seguida da elaboração de um plano alimentar que busca incentivar a inclusão de hábitos alimentares saudáveis, respeitando os hábitos sócio-culturais existentes.