Ufersa trabalha na construção do Projeto Água Sã

Extensão 2 de agosto de 2019. Visualizações: 683. Última modificação: 02/08/2019 09:58:57

O Projeto Água Sã vai identificar os resídios de agrotóxicos em água no RN/Foto: Arquivo Assecom

Na próxima segunda-feira, 05, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido vai promover a segunda reunião para a construção coletiva do Projeto Água Sã. O objetivo identificar os resíduos de agrotóxicos em água no Estado do Rio Grande do Norte: situação, perspectivas e propostas de controle social da qualidade da água para uso múltiplo.

A reunião vai acontecer das 9h às 12h30, no Auditório do Centro de Engenharias, no Lado Leste da Ufersa Mossoró. O projeto é realizado numa parceria entre a Ufersa, a Universidade de Brasília (UnB), UERN e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), com o apoio do senador Jean Paul-Prates.

A reunião é para o fechamento da estratégia de pesquisa, apoio financeiro, cronograma de execução e promoção do I Seminário Estadual sobre Controle Social e Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Água no Rio Grande do Norte. O Seminário é uma das ações do Projeto Água Sã.

Durante a reunião técnica será apresentada a situação e perspectivas de contaminação das águas por agrotóxicos no Estado do Rio Grande do Norte, seguido por ampla discursão e definição das estratégias de ação, como regiões atendidas, princípios, delegação de responsabilidades, participação social, culminando com as estratégias para o Seminário sobre Controle Social e Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Água no RN a ser realizado no próximo mês de novembro.

Na Ufersa o Projeto Água Sã é representado pelos professores Alan Martins de Oliveira, Vânia Porto e Nildo Dias; pela UnB, o professor, Vicente Eduardo Soares de Almeida e, pela Fiocruz, Dr. Fernando Ferreira Carneiro.