Inaugurado Centro para abrigar 35 laboratórios das Engenharias

Gestão, Infraestrutura 2 de agosto de 2019. Visualizações: 2301. Última modificação: 02/08/2019 11:48:28

Professor Alan Martins e demais autoridades durante a Inauguração do Prédio do Centro de Engenharias (Foto: Eduardo Mendonça).

“Educação não é gasto, é investimento”, defendeu o professor Alan Martins de Oliveira, diretor do Centro de Engenharias – CE da Universidade Federal Rural do Semi-Árido ao iniciar a solenidade de inauguração do Centro de Laboratórios das Engenharias, construído no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró. O prédio irá abrigar 35 laboratórios para tender as atividades de ensino, pesquisa e extensão em Engenharia Civil, Engenharia de Petróleo, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, aulas de Expressão Gráfica, Projeto Auxiliar de Computador – PAC e Geoprocessamento.

Ao todo, a estrutura comportará 79 instalações, sendo também 34 Salas de Professores; 1 sala de aula-laboratório; 8 salas administrativas, um auditório com capacidade para 80 lugares e 215 vagas de estacionamento. O mais novo prédio da Ufersa foi construído sob rigorosos padrões de sustentabilidade e acessibilidade. Toda a iluminação interna e externa será em LED, além de dispor de geração de energia através da usina fotovoltaica e telhado com proteção acústica. O térreo e os três pavimentos superiores receberam sinalização tátil e mapas táteis, banheiros acessíveis, placas em braile e corrimãos.

Inauguração do Prédio do Centro de Engenharias (Foto: Eduardo Mendonça).

Em sua fala, o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, destacou o trabalho de toda equipe técnica da Universidade empenhada na qualidade e eficiência da nova instalação. “É um momento de agradecimento, quando comemoramos o aniversário da Ufersa. Foi uma coincidência, não foi proposital”, argumentou o reitor, ao explicar a feliz coincidência da solenidade no dia de comemoração dos 14 anos da transformação da Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM em Universidade.

Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – SeSU/MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Jr., durante a Inauguração do Prédio do Centro de Engenharias da Ufersa (Foto: Eduardo Mendonça).

Para finalizar, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – SeSU/MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Jr., defendeu a importância das universidades para o desenvolvimento regional do País e ainda emendou sua fala com um convite à comunidade acadêmica para colaborar com a Consulta aberta pelo Ministério da Educação sobre o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras — FUTURE-SE.

O vice-reitor José Domingues Fontenele Neto compôs o dispositivo formal, juntamente com a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; o vereador Francisco Carlos, representando a Câmara dos Vereadores de Mossoró, o deputado estadual Alysson Bezerra e o gerente geral do Ponto de Atendimento da Caixa na Ufersa, Eriberto Sousa. Representantes das Pró-reitorias, campi, Centros e de diversos setores da universidade estiveram presentes na solenidade.

Descerramento da Placa durante a Inauguração do Prédio do Centro de Engenharias da Ufersa (Foto: Eduardo Mendonça).

A estrutura –

São 7.030,97 m² de área construída distribuída em três pavimentos e térreo, no qual, além da diretoria, sala de reuniões e auditório, estão localizados os laboratórios que possuirão maiores sobrecargas de peso para a estrutura da edificação e/ou maior circulação de volume de materiais para os laboratórios. São: Laboratório de Mecânica dos Solos, Laboratório de Misturas Asfálticas, Laboratório de Estruturas, Laboratório de Materiais de Construção, Laboratório de Técnicas Construtivas, Laboratório de Projetos Mecânicos, Laboratório de Usinagem, Laboratório de Ensaios Mecânicos e Laboratório de Soldagem.

O primeiro pavimento possui 02 Laboratórios de Expressão Gráfica com as respectivas Salas de Monitoria e Sala de Plotagem, Laboratório de Termodinâmica e Transferência de Calor, Laboratório de Máquinas Térmicas, Laboratório de Mecânica dos Fluidos, Laboratório de Máquinas Hidropneumáticas, Laboratório de Vibrações, Laboratório de Metalografia e Microscopia, Laboratório de PAC, Laboratório de Geoprocessamento, Laboratório de Hidráulica Mecânica Computacional e Laboratório de Saneamento.

O 2º Pavimento contém o Laboratório de Função dos Transportes, Laboratório de Simulação, Laboratório de Engenharia de Poços, Laboratório de Escoamento e Refino, Laboratório de Petrofísica, Laboratório de Fluidos, Laboratório de Termodinâmica, Laboratório de Reatores, Laboratório de Processos Biotecnológicos, Laboratório de Instrumentação e Controle de Processos Químicos, Sala de Aula para Engenharia Química e Laboratório de Operações Unitárias.

Já no 3º Pavimento está locado Laboratório de Engenharia Eletroquímica, o Laboratório de Processos Físico-Químicos e Inorgânicos, uma Sala de Reagentes, uma Sala de apoio aos Laboratoristas, quatro coordenadorias e as salas dos docentes.

Durante a Inauguração do Prédio do Centro de Engenharias da Ufersa. Foto: Eduardo Mendonça.
Equipe Cactus Baja. Foto: Eduardo Mendonça.