Ufersa oferece curso sobre biodigestor

Extensão 31 de julho de 2019. Visualizações: 2141. Última modificação: 01/08/2019 11:53:52

O curso sobre biodigestor será ministrado pelo estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental e Multiplicador do Sistema Embrapa, Rubem Alexandre Vieira/Foto: Site Embrapa

Durante quatro dias, o técnico em zootecnia Rubem Alexandre Vieira estará promovendo nas dependências da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, minicurso sobre o funcionamento do biodigestor. A ação faz parte do Programa Facilitador de Aprendizagem do Sisteminha Embrapa. Ao todo, serão três aulas, sendo a primeira na próxima sexta-feira, dia 02 de agosto; a segunda no dia 05, próxima segunda-feira e, o encerramento no dia 07 de agosto, na terça-feira. O instrutor do curso é o estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental e Multiplicador do Sistema Embrapa, Rubem Alexandre Vieira. No primeiro dia a aula vai acontecer no Setor de Aquicultura da Ufersa, localizado por traz do Prédio de Engenharia Florestal e, nos outros dois dias, no Auditório da Biblioteca Orlando Teixeira, na Ufersa Mossoró. O horário é sempre a partir das 13h.

O biodigestor é um equipamento de fabricação relativamente simples, que possibilita o reaproveitamento de detritos para gerar gás e adubo, também chamados de biogás e biofertilizantes. O biodigestor geralmente é alimentado com restos de alimentos e fezes de animais, acrescido de água. “O biodigestor tem grande importância econômica, pois o gás é produzido pelo seu usuário, ecologicamente correto por eliminar metano da atmosfera e evita o desmatamento da caatinga, sendo também usado na produção de energia”, afirma o instrutor Rubem Vieira. O minicurso é aberto aos das ciências agrárias, bem como os demais interessados em tecnologia.

O ‘Sisteminha’ constitui-se em um sistema integrado para produção de alimentos, desenvolvido para gerar segurança e soberania alimentar para seus usuários. O elemento central da solução tecnológica é a criação de peixes, em um tanque, com sistema de recirculação e filtragem, Produção de gás com biodigestor entre os quinze módulos que compõem o projeto. As inscrições poderão ser feitas no local. “Estamos preparando alunos que desejarem participar da apresentação na Feira do Bode e torna-se multiplicador da tecnologia para a agricultura familiar na Assistência Técnica de Extensão Rural – ATER”, concluiu Rubem Vieira.