Ufersa oferece Seminário sobre Dashboards

Ensino 30 de julho de 2019. Visualizações: 900. Última modificação: 30/07/2019 08:31:56

Se você pretende trabalhar com o gerenciamento de dados e com o repasse de informações de forma clara e didática, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido estará oferecendo no dia 28 de agosto, seminário voltado para a utilização dos Dashboards que são painéis ou interfaces gráficas utilizadas para fornecer visualização de um conjunto de informações de forma interativa e dinâmica. A iniciativa é do Núcleo de Bioinformática, Bioestatística e Biologia Computacional da Ufersa com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Segundo o idealizador do ‘Seminários semestrais: utilizando dashboards para visualização de dados na área da saúde’, o professor Taffarel Melo Torres, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Ufersa, normalmente os dashboards são aplicados para se visualizar indicadores de desempenho relacionados a um determinado objetivo de negócio ou relatórios de atividades, como, por exemplo, atendimentos e procedimentos realizados por um hospital, entre outras informações relevantes.

Professor Taffarel Torres, coordena o Seminário de dashboards/Foto cedida

“É bastante útil para acompanhar andamento de diversas atividades nos mais diversos setores, como também para acompanhamento epidemiológico”, afirma o professor Taffarel. Confira no Observatório de dados da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (MECC), no endereço eletrônico: https://observatoriolmecc.b3c.science como é um trabalho com dashboards.

Ainda segundo o professor a aplicação de um dashboard pode variar de acordo com os objetivos do usuário, em geral estão disponíveis plataformas para criação dos mesmos de forma gratuita (Google Data Studio, Tableau, PowerBI). Após a criação os relatórios (dashboards) podem ser compartilhados. Para o professor Taffarel, a importância dessa ferramenta de apresentação “é a visualização de dados de forma dinâmica e organizada facilita a tomada de decisões e a pesquisa para os profissionais e acadêmicos interessados nesse tipo de informação”, pontuou.

O seminário, de caráter teórico e prático, é voltado para qualquer pessoa interessada na visualização de dados, especialmente na área da saúde. “Profissionais e estudantes que queiram aprender ou adquirir conhecimentos sobre as fontes de dados públicos”, frisou. O Seminário dará certificação de 8h e as inscrições estão sendo realizadas pelo SIGAA, no link: