Projeto de eficiência e redução de energia da Ufersa é aprovado em chamada pública da Cosern

Infraestrutura 30 de julho de 2019. Visualizações: 1763. Última modificação: 30/07/2019 18:10:05

Usina Solar da Ufersa, em Mossoró | Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa/Arquivo

A proposta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido de “Eficiência energética em sistema de iluminação e uso de fonte incentivada fotovoltaica” é a única do setor público a ser aprovada pelo edital de Chamada Pública de Projetos da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN, voltado a iniciativas cujo foco seja o consumo consciente de energia elétrica.

O resultado final foi divulgado pela Companhia nesta segunda-feira, dia 29, e prevê a disponibilização de recursos na ordem de R$ 940.930,52 para investimentos em iluminação fotovoltaica na Ufersa. As soluções técnicas propostas pela Universidade no pré-diagnóstico consistem na redução de consumo de energia e demanda a partir da substituição de mais de 8.600 lâmpadas do sistema de iluminação atual para LED.

O projeto será implantado no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró, contemplando diversos prédios, como blocos de sala de aula, salas de professores e ambientes administrativos, além de melhoria na iluminação pública. A instituição também irá investir na implementação de uma usina fotovoltaica de 44kWp para o Prédio Rosadão.

O pré-diagnóstico foi elaborado pela empresa Ace Energia LTDA em parceria com a equipe do Programa de Eficiência Energética da Ufersa. Nos próximos 45 dias será submetido à distribuidora o diagnóstico energético e o plano de Medição e Verificação (M&V), após aprovação, inicia-se a execução dos serviços de engenharia.

Em plena atividade, os resultados esperados entre o montante de energia economizada e o total de energia gerada deverá chegar a 434,67 MWh ao ano, com a redução de demanda na ponta de 48,87 kW. Todo esse planejamento deverá render a Ufersa um benefício de R$ 166.690,80 ao longo do ano.

A COSERN é uma empresa concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica no Estado do Rio Grande do Norte e, por meio do edital da Chamada Pública de Projetos – REE 001/2019, selecionou projetos de desenvolvimento de medidas que promovam a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia elétrica.

Conheça as iniciativas da Ufersa Ambiental, incluindo as ações de eficiência energética.
Acompanhe as fases da Chamada Pública da Cosern