Professora dá exemplo de como o esporte melhora qualidade de vida

Esporte 29 de julho de 2019. Visualizações: 1038. Última modificação: 29/07/2019 16:25:49

Professor Inês Martins começou a praticar os esportes oferecidos pela Universidade/Foto Cedida

Inês Martins é docente do curso de Engenharia de Pesca da Ufersa, e além de conseguir perder peso, também já acumula algumas medalhas das corridas em que participa.  Há pouco mais de um ano, a professora começou a fazer hidroginástica na Ufersa duas vezes por semana. Logo após o término da aula, ela corria para a piscina.

Com o tempo, a atividade física foi virando uma paixão. Ela começou a pedalar pelas ruas da universidade, e em decorrência de uma queda, acabou machucando o joelho. Por incentivo do instrutor da hidroginástica, entrou também para o treino funcional. Depois daí não teve volta. Influenciada pelo esposo, Inês começou a participar de corridas de rua, passando a treinar e se preparar para outras corridas na universidade.

Nesse período, ela conta que chegou a perder mais de 6 quilos.  “No funcional eu já comecei a perceber a diferença em termos de locomoção. Eu já conseguia uma mobilidade melhor, conseguia correr um pouco mais, meu ritmo já estava melhorando” revela.

Hoje, a professora que participa de corridas de rua e chega a correr cinco quilômetros sem parar, abandonou o carro e passou a se locomover sobre duas rodas. “Eu não ando mais de carro, resolvi mudar, dei meu carro para os meus filhos (…) o tempo foi passando, fui gostando da bicicleta e resolvi aderir de verdade”, admite.

A professora Inês conta que essa transformação na qualidade de vida, onde ela percebe em sua rotina os benefícios da atividade física, começou com as atividades promovidas pela universidade. “Foi um conjunto, um conjunto que foi despertado pelas atividades da universidade, principalmente a hidroginástica”. Atualmente, a professora decidiu se arriscar em mais uma modalidade: a natação.

SERVIÇO – Atualmente, a Universidade oferece atividades nas modalidades: treino funcional, hidroginástica e ginástica laboral. O treino funcional acontece toda segunda, quarta e sexta, e conta com duas turmas, sendo uma às 16h30 e, outra às 17h30. Já a hidroginástica acontece nas terças e quintas às 17h30. A ginástica laboral ocorre de segunda à quinta-feira, e atualmente é realizada em 07 setores da universidade.

Equipe de servidores da Ufersa que fazem do treino funcional três vezes por semana na piscina da Universidade em busca de melhor qualidade de vida/Foto: Cedida