Professores da Engenharia Florestal representam a Ufersa em Encontro do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia

Capacitação, Pesquisa 25 de julho de 2019. Visualizações: 1150. Última modificação: 25/07/2019 09:28:50

Professores Allyson Rocha e Alan Cauê. Foto: Cedida.

Os professores Allyson Rocha Alves e Alan Cauê, do curso de Engenharia Florestal da Ufersa, representaram a Universidade no I Encontro de Ensino de Manejo Florestal das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) no período de 14 a 19 de julho, em Manaus. O evento teve como objetivo refletir, coletivamente, sobre o ensino da disciplina de Manejo Florestal no Brasil e conhecer as pesquisas que estão sendo realizadas na Floresta Amazônica na área de Manejo Florestal. O encontro contou com a presença de professores da área dos cursos de Engenharia Florestal das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Segundo os docentes, o evento serviu para ampliar os conhecimentos e trocar experiências com outros pesquisadores de como está sendo ensinado o Manejo Florestal em outras instituições e, principalmente, o que está sendo realizado de mais atual nas pesquisas na Floresta Amazônica. “Esse encontro serviu bastante para ampliar os meus conhecimentos, e me mostrar uma nova realidade com relação a uma nova visão de pesquisa e de ensino. Mesmo sendo Doutor em Manejo Florestal, a Amazônia era um bioma desconhecido para mim, com isso, posso agora trazer para sala de aula todas as experiências vivenciadas nesse encontro e ajustar o conteúdo da disciplina com o que está sendo ministrado em outras instituições”, afirmou o professor Allyson.

Durante o I Encontro de Ensino de Manejo Florestal das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foto: Cedida.

O evento ocorreu na Estação Experimental ZF2 do INPA, distante aproximadamente 100 km a Noroeste de Manaus, com uma área de aproximadamente 21 mil hectares de Floresta Amazônica. Para o docente Alan, a palavra que melhor define o Encontro é “imersão”. “Imersão pelo simples fato de estarmos reunidos e confinados em um ambiente de pesquisa (ZF2 do INPA) em pleno coração da Floresta Amazônica, isolados de comunicação via telefônica e internet. O encontro tratou da discussão de temas complexos, como a relação da floresta amazônica com a atmosfera. Entre os assuntos abordados, destacamos à Dendrologia, Inventário Florestal, Geoprocessamento, Controle de qualidade no inventário florestal, apresentação de trabalho com isótopo estáveis de carbono e oxigênio, estudo sobre rizosfera, fluxo de seiva, fotossíntese e respiração, dentre outros. Enfim, foi uma semana fantástica onde respiramos discussões teóricas e práticas sobre o Manejo Florestal na Amazônia”, concluiu.

Além das novas experiências vivenciadas por meio do conhecimento de um novo bioma, o Encontro gerou frutos como a criação de um vínculo direto com outras instituições, principalmente com o INPA, que deixou as portas abertas para receber alunos da Ufersa que desejem participar de um curso de Manejo Florestal na Amazônia que é realizado todos os anos no mês de julho.