Professor da Ufersa ministra palestra em Congresso Internacional em Buenos Aires

Ensino 23 de julho de 2019. Visualizações: 2969. Última modificação: 24/07/2019 08:44:40

Professor Nildo Dias representa Ufersa no IV Congresso de la Red Argentina de Salinidad/Foto: Cedida

O professor Nildo Dias, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia, participou como palestrante do IV Congresso de la Red Argentina de Salinidad. O professor proferiu palestra sobre a ‘A produção agrícola utilizando água salina e utilização Agrícola dos rejeitos de estações de dessalinização’.

Na ocasião, o professor falou sobre os desafios da humanidade em superar os problemas hídricos do planeta e, a necessidade dos países cumprirem a meta dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU, que remete à garantia do acesso a água potável para todos, bem como a sua gestão sustentável. Como garantia da segurança hídrica para as regiões semiáridas, o professor Nildo apresentou resultados de investigações com água de poço para viabilizar a produção e, ainda o uso da dessalinização por osmose reversa como garantia de acesso à água potável para o consumo humano.

“Para que os países cumpram o ODS 6 – refere ao acesso à água potável e saneamento para todos, os países que assinaram o acordo na ONU precisam investir cerca de 150 bilhões de dólares por ano até 2030”, afirmou. Ainda segundo o professor Nildo Dias, a questão hídrica é um grande desafio da humanidade. O evento foi realizado na Faculdade de Agronomia e, a palestra ministrada pelo professor faz parte de uma parceria internacional firmada entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia e a Universidad de Buenos Aires. Ainda na Universidad Catolica  de Córdoba o professor da Ufersa, Nildo Dias, irá ministrar na próxima semana o curso Calidad de agua para riego.