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Comunicação

Seminário discute importância do Programa de Residência Pedagógica na Política de Formação de Professores e na Formação Docente na Ufersa

Ensino, Estudante 22 de julho de 2019. Visualizações: 7187. Última modificação: 22/07/2019 10:17:30

Público no I Seminário do Programa de Residência Pedagógica. Foto: Cedida pela Coordenação do Evento.

A Ufersa, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), foi sede do I Seminário do Programa de Residência Pedagógica que aconteceu na última quinta-feira, dia 18 de julho, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Sede, em Mossoró. Na ocasião, estiveram presentes professores da educação básica que atuam no Programa na condição de preceptores, residentes, estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade que são bolsistas no Programa e professores, docentes orientadores e coordenadores de subprojetos vinculados ao Programa de Residência Pedagógica.

Prof. Ms. Nilson de Souza Cardoso. Palestra de Abertura do I Seminário do Programa de Residência Pedagógica da Ufersa. Foto: Cedida pela Coordenação do Evento.

O I Seminário do Programa de Residência Pedagógica da Ufersa teve por objetivo socializar e avaliar as atividades desenvolvidas no Programa até o momento e refletir sobre a Política de Formação de Professores, avanços, limites e desafios no enfrentamento às desigualdades educacionais, destacando o lugar do Programa de Residência Pedagógica nesse processo. O evento contou com a presença do Prof. Ms. Nilson de Souza Cardoso, atual Presidente do FORPIBID-RP e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O evento teve início com a mesa de abertura formada pelo Reitor da Ufersa, o professor Dr. José de Arimatea de Matos, o vice-reitor da Ufersa, o professor Dr. José Domingues Fontenele Neto, o Pró-reitor de Graduação da Ufersa, o professor Dr. Rodrigo Nogueira de Codes, o Coordenador do I Seminário do Programa de Residência Pedagógica da Ufersa, o professor Dr. José Erimar dos Santos e com a presença da professora Dra. Divoene Pereira Cruz, Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica da Ufersa. O Seminário seguiu com a palestra do professor Nilson Cardoso, que enfatizou os limites e as possibilidades do Programa de Residência Pedagógica no âmbito da atual política de formação de professores do Brasil e destacou os avanços, os limites e os desafios no enfrentamento às desigualdades educacionais a partir desse Programa.

Mesa de abertura do I Seminário do Programa de Residência Pedagógica da Ufersa. Foto: Cedida pela Coordenação do Evento.

“A importância do evento está na possibilidade de refletir o papel formativo-docente que o Programa de Residência Pedagógica desempenha no âmbito dos cursos de licenciatura da Ufersa que a este programa estão vinculados, pois com o seu formato pedagógico que articula o estudante da licenciatura com a escola da educação básica e a universidade, em atividades relativas aos estágios, o Residência Pedagógica contribui significativamente com a formação de professores na instituição, como fica perceptível nos relatos dos preceptores (professores da educação básica que atuam no programa) e de residentes (estudantes de licenciaturas que são bolsistas do programa)”, ressaltou o coordenador do evento, o professor José Erimar dos Santos.

Segundo o professor Erimar, os subprojetos desenvolvidos pelos cursos de Licenciatura em Computação e Informática, Licenciatura em Educação do Campo, Língua Inglesa e Matemática EaD, possibilitam ações pedagógicas que vão desde a preparação do futuro residente para participação no programa e formação do professor da escola-campo (preceptor), bem como ações de ambientação do residente na escola e preparação do plano de atividades da residência e o desenvolvimento de atividades de imersão nas na/da escola-campo com regência de classe, sob a orientação do preceptor de sua área de conhecimento e propostas de intervenções, preparação de relatório final, avaliação e socialização das atividades.

Prof. José Erimar, Coordenador do I Seminário do Programa de Residência Pedagógica da UFERSA. Foto: Assecom/UFERSA.

No período da tarde, docentes orientadores (professores da Ufersa que coordenam subprojetos no âmbito do Programa Institucional de Residência Pedagógica da Universidade), as professoras Fádyla Késsia Rocha de Araújo Alves e Divoene Pereira Cruz, do Subprojeto Licenciatura em Computação e Informática; a professora Lígia de Souza Leite do Subprojeto Língua Inglesa; a professora Kátia Cilene da Silva do Subprojeto Matemática e o professor Melquisedeque de Oliveira Fernandes do Subprojeto Licenciatura em Educação do Campo destacaram as experiências pedagógicas e formativas nos subprojetos que coordenam.

Após esta mesa de relatos de experiências formativas e pedagógicas, preceptores e residentes fizeram uma avaliação do programa no âmbito das escolas-campo que atuam, ressaltando a importância do programa nas escolas e na formação docente. Os residentes Conceição Naíra e Denis Campos do Subprojeto Licenciatura em Computação e Informática e o residente Antonio Justino Cavalcante Neto do Subprojeto Língua Inglesa ressaltaram a relevância do programa em suas formações e chamaram a atenção para a importância da permanência e continuidade do programa.

Mesa formada por Docentes Orientadores. Foto: Cedida pela Coordenação do Evento.

Os preceptores Jalisson Thiago do Subprojeto Matemática e Ícaro Solano do Subprojeto Licenciatura em Educação do Campo ressaltaram os aspectos positivos da formação continuada proporcionada pelo programa e a relevância da residência na vida de estudantes do campo e na contribuição da permanência na universidade e no caráter diferencial da formação que os residentes passam a ter em relação aos demais estudantes.

Mesa formada por Residentes e Preceptores. Foto: Cedida pela Coordenação do Evento.

O evento encerrou-se com a expectativa de, ainda neste ano de 2019, ser realizado o II Seminário do Programa de Residência Pedagógica, em que serão apresentados os trabalhos e os materiais produzidos pelos residentes, preceptores e docentes orientadores nas 13 escolas-campo que compõem o programa institucional na Ufersa.