Alunos e docentes de medicina veterinária são imunizados com vacina antirrábica

Saúde 22 de julho de 2019. Visualizações: 1352. Última modificação: 22/07/2019 14:05:31

A vacinação é uma recomendação do PNI/Foto: Cedida

Na última sexta-feira, 19, foi o dia ‘D’ de vacinação antirrábica para os alunos e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A ação aconteceu numa parceria com o setor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Saúde do município de Mossoró. “Médicos veterinários e estudantes de medicina veterinária estão permanentemente expostos ao risco da infecção pelo vírus e que por isso devem ser imunizados”, justificou a coordenadora do curso, a professora Sthenia Amora. A vacinação é recomendada pelo Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde. Ao todo, foram disponibilizadas 350 doses da vacina antirrábica.

A preocupação da coordenação do curso e também do coordenador do PNI da Secretaria de Saúde de Mossoró, Etevaldo de Lima, pela confirmação de casos de raiva confirmados em morcegos no Rio Grande do Norte nesse ano. Outra preocupação se refere ao estoque de soro antirrábico que se encontra em situação crítica em todo o país. A vacinação contou com a colaboração de quatro vacinadoras e quatro agentes comunitários de saúde que na ocasião preencheram as fichas de notificação.

“Na oportunidade conseguimos ainda atender o atendimento aos médicos veterinários, estudantes de residência médica, técnicos de nível superior e colaboradores que trabalham no HOVET”, afirmou a professora Sthenia Amora, ao agradecer o apoio dado pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações em Mossoró. A professora também lembrou aos imunizados sobre a importância da de fazer as outras duas doses necessárias para completar o esquema de imunização.

Equipe da Secretaria de Saúde do município de Mossoró que atuou na vacinação antirrábica no último sábado, na Ufersa/Foto: Cedida