GEPEDS promove Seminário de Pesquisa sobre urbanização territorial

Estudante 15 de julho de 2019. Visualizações: 1094. Última modificação: 15/07/2019 11:00:47

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discursos e Sociedade (GEPEDS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) promove no dia 06 de agosto Seminário de Pesquisa com o tema “Para o entendimento da dinâmica da urbanização territorial e o enfrentamento do uso político-econômico em curso no Brasil pós-redemocratização”. O evento terá como expositor o professor Dr. José Erimar dos Santos (Ufersa) e será realizado às 10h40 no Auditório da Biblioteca Central Orlando Teixeira, no Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró.

O objetivo do Seminário de Pesquisa é divulgar e discutir as pesquisas desenvolvidas por professores do Grupo de Pesquisa, além de estimular e fortalecer a pesquisa e a produção do conhecimento científico na área das humanidades, educação, linguagens e sociedade, nos múltiplos olhares e diálogos. O Seminário é organizado por estudantes e professores vinculados ao Grupo de Pesquisa e é aberto a quem interessar debater e trocar experiências sobre o assunto. Os conteúdos abordados serão: para o entendimento – a difusão do Meio Técnico-Científico-Informacional – formas, funções, processos e estrutura e para o Enfrentamento – os de baixo e a força do Lugar.

Sobre o palestrante – José Erimar dos Santos é Doutor em Geografia pela UFRN. Mestre em Geografia pela UFRN. Licenciado em Geografia pela UERN. É professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: Geografia Econômica Urbana, Feiras Livre, Sistema Bancário e Financeiro, Usos do Território, Desigualdades Socioespaciais, Dinâmica Territorial, Circuitos da Economia Urbana, Epistemologia da Geografia, Metodologia do Ensino de Geografia. Atualmente Leciona e desenvolve Pesquisas e atividades de Extensão no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da Ufersa e atua como professor colaborador da pós-graduação Especialização em Geografia do Nordeste, no Departamento de Geografia da FAFIC/UERN. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas: Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro, CNPq/Ufersa. Está como Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica da Ufersa. Atual Pró-Reitor Adjunto de Graduação (Progad-Ufersa).

O Seminário é gratuito, com direito ao certificado de 2 h/a. Interessados em participar devem realizar a inscrição por e-mail, enviar seu nome e número de telefone para o e-mail: gepedsufersa@gmail.com