Laboratórios da Ufersa serão usados pelo Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró

Serviços 9 de julho de 2019. Visualizações: 1366. Última modificação: 09/07/2019 14:47:08

Laboratório de Análise de Leite. Será um dos laboratórios da Ufersa usados pelo Serviço de Inspeção Municipal – Foto cedida

A Prefeitura de Mossoró sancionou nesta segunda, dia 08, a lei que normatiza o Serviço de Inspeção Municipal – SIM, que agora passa a ser vinculado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com isso, o Serviço de Inspeção Municipal será o responsável pela fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal, minimamente, processados.

A Ufersa, juntamente com o Sebrae, participou de toda a normatização e agora entra neste Serviço por meio de um convênio que deve ser firmado com a Prefeitura nos próximos dias. Pela Lei, os produtores credenciados no SIM precisam fazer, entre outros procedimentos, o controle de qualidade dos alimentos e esse controle será feito nos laboratórios da Universidade.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Jean Berg Alves, cada alimento será destinado a um laboratório diferente. O convênio que será firmado vai estabelecer que a Prefeitura repasse um recurso anual para a Ufersa de forma que a Universidade possa fazer a manutenção dos seus laboratórios de pesquisa de origem animal e, assim, permitir que a instituição realize as análises da inspeção. “A Ufersa deve receber recursos do município e também das indústrias que vão precisar fazer convênios com a Universidade para fazer as análises de laboratório”, avaliou Jean.

Atualmente, dez empresas estão cadastradas no Serviço de Inspeção Municipal de Mossoró. São empresas que processam e comercializam carnes processadas, iogurtes, polpas de fruta, mel etc. “A grande vantagem é que essas empresas vão poder vender para todo o Brasil. Mossoró entrando no SISBI – Serviço Brasileiro de Inspeção, será permitido que os nossos produtos sejam comercializados e ganhem competitividade com outros produtos regionais e nacionais. Esse convênio vai trazer uma segurança e garantia para o investidor muito grande”, explicou Jean Berg.

A Lei do Serviço de Inspeção Municipal foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Mossoró e assinada pela prefeita Rosalba Ciarlini. Segundo ela, são poucas as cidades brasileiras que têm esse Serviço de Inspeção. “No Nordeste, só conhecemos uma cidade na Bahia que tem esse serviço. No Brasil, são apenas 14 cidades, a maioria concentradas no Sul e Sudeste. Então, Mossoró, mais uma vez, saí na frente com essa medida que era uma reivindicação dos produtores”, comentou a prefeita.

Com o Serviço de Inspeção Municipal funcionando na prática, a expectativa é que produtores e comerciantes da região escolham Mossoró para processar e beneficiar seus produtos, com isso a cidade pode ganhar novos empregos e agregar renda aos já existentes. Segundo a prefeitura, uma empresa que beneficia mel no município de Currais Novos já sinalizou interesse em abrir uma unidade em Mossoró visando as oportunidades de mercado que o SIM pode gerar.

ROTA DO CORDEIRO – O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, também participou da solenidade parabenizando o município pela conquista e também afirmando que o Serviço de Inspeção Municipal será muito importante para a Ufersa. O reitor aproveitou o momento também para anunciar que a Ufersa vai estar presente mais uma vez na Festa do Bode com uma novidade. Segundo ele, a Ufersa vai assinar um Termo de Execução Descentralizada junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional dentro do projeto da Rota do Cordeiro. “Vamos assinar um Termo de Execução Descentralizada na ordem de R$ 500 mil para trabalhar a Rota do Cordeiro. O Ministério vem participar da Festa e quer fazer o lançamento desse projeto de pesquisa e extensão tecnológica na Festa do Bode. E isso tem tudo a ver. Mais uma conquista para a Ufersa, mais uma conquista para Mossoró”, finalizou o reitor.

Laboratório de Análise do Leite da Ufersa / Foto cedida
Ato de assinatura da Lei que sanciona o Serviço de Inspeção Municipal / Foto Assecom