Ufersa promove workshop de avaliação institucional

Gestão 3 de julho de 2019. Visualizações: 879. Última modificação: 03/07/2019 12:19:18

O professor Genevile Bergamo, ex-presidente da CPA da Ufersa, fez uma breve apresentação do trabalho da Comissão de Avaliação/Foto: Yuri Rodrigues

Após ocorrer nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, o IV Workshop da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido acontece nesta quarta-feira, 03, no Campus Sede, em Mossoró. Durante todo o dia, coordenadores de cursos e chefes de departamentos da Universidade participam do workshop que tem como tema ‘Avaliação institucional como ferramenta de melhoria do ensino de graduação’. “São discussões importantes voltadas para o reconhecimento dos cursos, bem como a atualização dos projetos pedagógicos”, adiantou o pró-reitor de graduação, Rodrigo Codes. À tarde, a parte das 13h30, o Workshop terá com Grupos de Trabalhos entre os participantes.

Prof. Rodrigo Codes, pró-reitor de Graduação/Foto: Yuri Rodrigues

A Ufersa, como as demais instituições de ensino superior, possui uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, que é ligada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação. O processo de avaliação das universidades leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente, além de considerar as informações obtidas com o Exame Nacional de Desenvolvimentos de Estudantes (Enade) e das avaliações institucionais e dos cursos (autoavaliação).

Depois da abertura, o professor Genevile Carife Bergamo, ex-presidente da CPA da Ufersa, fez uma breve apresentação do trabalho da Comissão. Para o professor, o Workshop tem a sua importância quando traz a visualização da autoavaliação institucional. O trabalho é realizado em dez dimensões distribuídas nos eixos temáticos: gestão e planejamento, infraestrutura e, comunicação com a sociedade. Os dados coletados dão uma dimensão de como se encontra a instituição, inclusive, com relação aos cursos de graduação.

A autoavaliação é feita anualmente junto aos professores, técnicos administrativos e estudantes – por meio de um questionário on line que é disponibilizado via o Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (Sigaa) e pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). “A partir dos dados coletados a Comissão afere as informações que o Sinaes propõe para a avaliação da instituição”, afirmou o professor Genevile Bergamo. A participação acontece de forma voluntária com o questionário ficando disponível para a comunidade acadêmica durante um mês. Concluído o trabalho, a Comissão Permanente de Avaliação apresenta um relatório à gestão para as providencias necessárias.

Com base na última autoavaliação (2018), que contou com a participação de 2.750 discentes, 369 docentes e 181 técnicos, entre os sete níveis de classificação (Péssimo, Ruim, Insuficiente, Neutro, Suficiente, Bom e Excelente), predominaram os níveis suficiente, bom e excelente. Confira AQUI os resultados na íntegra com os relatórios da CPA da Ufersa.