LEDOC reúne comunidade acadêmica em Arraial com quadrilha e apresentação sobre a cultura dos povos do campo

Arte e Cultura, Estudante 1 de julho de 2019. Visualizações: 1146. Última modificação: 01/07/2019 11:59:52

Quadrilha durante I LEDOC. Foto: Cedida.

Quem passou pela Biblioteca Orlando Teixeira e Restaurante Universitário da Ufersa na última sexta-feira, 28, presenciou as atividades do I Arraial da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC), organizado pelos estudantes do curso. O espaço externo da Biblioteca foi tematizado no clima de São João para receber a programação do evento que contou com café da manhã com comidas juninas; apresentação de mística contextualizando a origem da cultura do milho, da agricultura familiar e agroecológica e sua importância na nossa sociedade; e encenação de casamento matuto e quadrilha junina.

Ao som de forró pé de serra, estudantes e docentes da LEDOC juntamente com suas crianças e parentes, funcionários da Biblioteca, estudantes de outros cursos da Ufersa, dividiram esse momento de alegria e aprendizagem sobre a cultura dos Povos do Campo. “Camponeses em diferentes partes do mundo celebram a colheita de alguma cultura agrícola como forma de compartilharem a abundância da produção coletiva. Nós, camponeses do Nordeste, celebramos a colheita do milho, cultura tipicamente americana, indígena, ancestral. As festas juninas, portanto, representam essa celebração”, explica a coordenadora da LEDOC, a professora Kyara Maria De Almeida Vieira. Encerrando as atividades, Mariana e Marina Gomes, duas sobrinhas da estudante Ana Kelly foram aclamadas vencedoras do prêmio de melhor caracterização.

Para Luzia Maria Oliveira, estudante do sexto período da Licenciatura, a primeira edição do Arraiá foi um sucesso. “O evento foi show! A coletividade fez acontecer, ocupar um espaço de direito mostrando a nossa cultura, foi muito lindo! Todos cooperaram seja na ornamentação, na comida, som, mística. O primeiro Arraiá da Ufersa aconteceu hoje com estudantes da Educação do Campo!”, celebrou.

I Arraial da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEDOC). Foto: Cedida.

Esse sentimento foi compartilhado pelo estudante Artur de Oliveira, do quarto período da licenciatura. “O primeiro Arraiá da LEDOC foi, sem dúvida, sensacional! Um maravilhoso evento com algumas apresentações que retrataram a cultura junina. Uma experiência incrível que reuniu várias pessoas de diversos cursos, tanto para assistir as apresentações como para dançar na quadrilha improvisada. A união e coletividade dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo fizeram acontecer e valer a pena cada momento desse Arraiá! Educação do Campo é direito nosso, dever do Estado!”, ressaltou.

De acordo com o professor Melquisedeque Fernandes, responsável pelo componente curricular História das Experiências da Agriculturas, espaço onde nasceu a ideia do I Arraial da LEDOC, o momento refletiu a união e dedicação dos discentes do curso. “O momento foi de grande importância e alegria não apenas por ver nossos estudantes de vários períodos, coletivamente, exercendo a sua autonomia. Mas, também pelo zelo com que organizaram tudo, pela demonstração do aprendizado e da partilha do conhecimento”, afirmou.